Competências
Publicado em
26/04/2023 11h56
Atualizado em
31/01/2024 15h46
- Oferecer apoio técnico-científico à gestão e às comissões de padronização para a tomada de decisão nos processos de incorporação e desincorporação de tecnologias, visando a subvenção científica e a sustentabilidade do HC-UFTM e do Sistema Único de Saúde (SUS).
- Coordenar o Núcleo de Avaliação de Tecnologias em Saúde (NATS/HC-UFTM).
- Estabelecer normas para avaliação, uso e adequação de tecnologias em saúde no âmbito institucional.
- Promover a cultura da Saúde Baseada em Evidências (SBE) no HC-UFTM.
- Propor e desenvolver ações destinadas a fortalecer a participação do HC-UFTM na Rede Brasileira de Avaliação de Tecnologias em Saúde (REBRATS) e na Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias em Saúde (CONITEC).
- Favorecer o trabalho em rede do NATS/HC-UFTM com os demais NATS dos Hospitais Universitários Federais da Ebserh e o intercâmbio com outras instituições e redes nacionais e internacionais de avaliação de tecnologias em saúde.
- Estabelecer acordo de cooperação entre o NATS e órgãos de referência institucional, municipal, estadual e nacional.
- Representar o NATS nas comissões do hospital que dão suporte à tomada de decisões relacionadas à incorporação de tecnologias, à elaboração de protocolos clínico-assistenciais, à capacitação, à auditoria e à pesquisa.
- Promover apoio metodológico para a elaboração ou atualização de protocolos clínico-assistenciais do HC-UFTM, visando a adoção das melhores práticas em saúde em consonância com a sustentabilidade institucional e do SUS.
- Apoiar, participar ou orientar atividades de auditoria clínica como instrumento de auto-avaliação de desempenho clínico com foco na qualidade do cuidado.
- Incentivar e apoiar o desenvolvimento de pesquisas de análise de desempenho pós-incorporação de tecnologias, assim como estudos com dados de mundo real.
- Divulgar o conhecimento científico gerado a partir dos estudos realizados.
- Favorecer a prestação de serviços de ATS a clientes externos, apoiando gestores públicos locais, estaduais e federais quanto à tomada de decisão, e o Poder Judiciário nas questões relativas à judicialização da saúde.
- Propor ações para a capacitação em ATS, empreendedorismo e em inovação tecnológica em saúde (ITS).
- Prospectar editais de fomento para o desenvolvimento de projetos e iniciativas relacionadas à ITS e à ATS.
- Articular a integração dos diferentes setores e serviços do HC-UFTM com áreas acadêmicas e de pós-graduação da Universidade para executar atividades relacionadas à ATS e ITS.
- Implementar e monitorar políticas, normas, planos, metodologias e padrões relativos à ITS.
- Instruir os processos de inovação relacionados à proteção intelectual em consonância com a política de inovação da Ebserh.
- Apoiar a administração central na definição do escopo, diretrizes, limitações, referências e parâmetros para a elaboração e atualização das estratégias de ITS da Ebserh.
- Fomentar atitudes inovadoras e estimular o desenvolvimento de projetos de inovação e de novas tecnologias que tragam benefícios relacionados a saúde de pacientes atendidos no HC-UFTM, bem como que proporcionem maior eficiência nos processos vigentes na Instituição.
- Propor e desenvolver ações destinadas a fortalecer a participação do HC-UFTM em iniciativas do sistema nacional de inovação em saúde, como os núcleos de inovação tecnológica, quando couber, em consonância à Política Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde.
- Mapear, identificar, acompanhar atividade e potenciais projetos de ITS no âmbito do HC-UFTM.
- Gerir os indicadores relacionados à ITS no âmbito do hospital.
- Promover a divulgação de produtividade de pesquisas em ITS em âmbito local, regional e nacional.