Notícias
GESTÃO DE RISCOS
Marcação da lateralidade garante cirurgias mais seguras
Foto: Unidade de Comunicação HC-UFTM
Desde o final de janeiro, o Hospital de Clínicas da UFTM adotou nova medida para aumentar a segurança das cirurgias realizadas na instituição. A equipe médica deve marcar, com o paciente ainda acordado, o local da operação.
A novidade evita que um procedimento na mão direita seja feito na esquerda, por exemplo. A precisão da lateralidade se aplica a pernas, braços, pés, costelas, dedos, joelhos ou qualquer estrutura múltipla do corpo.
"Foram disponibilizadas aos cirurgiões e residentes, de todas as especialidades, canetas dermográficas que assinalam a pele mesmo após o uso de produtos para antissepsia", explica Patrícia Borges Peixoto, chefe da Unidade de Gestão de Riscos Assistenciais e membro do Núcleo de Segurança do Paciente - NSP.
Adicionalmente, o NSP implantou e está monitorando a aplicação do checklist de cirurgia segura, com tópicos relacionados a medidas preventivas. Os campos a serem preenchidos pelos profissionais de saúde incluem todas as verificações recomendadas, desde o encaminhamento do paciente ao Bloco, até a saída para a Recuperação Pós-Anestésica.