Notícias
ANTITABAGISMO
HC-UFTM realiza campanha antitabagismo
O Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realiza a campanha “HC Antitabagismo”, de conscientização e combate ao fumo. “Além de ser um dano à saúde, a utilização do cigarro em espaço inadequado coloca em riscos outros pacientes, profissionais e toda a comunidade hospitalar”, afirmou Luciana Paiva, Chefe do Setor de Gestão da Qualidade do HC-UFTM.
A iniciativa visa reforçar o cumprimento das legislações vigentes, como a Lei Federal nº 9.294/1996, conhecida como Lei Antifumo, que proíbe o uso de cigarros, cigarrilhas, charutos, cachimbos ou qualquer outro produto fumígeno, derivado ou não do tabaco, em recinto coletivo fechado, privado ou público, incluindo os hospitais. O Decreto nº 8.262/2014 estabelece que recinto coletivo fechado é o local acessível ao público em geral ou de uso coletivo, total ou, até mesmo, parcialmente fechado em qualquer de seus lados por parede, divisória, teto, toldo ou telhado, de forma permanente ou provisória.
O HC-UFTM conta com o Programa de Cessação do Tabagismo, alinhado com o Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT), que articula a rede de tratamento do tabagismo no Sistema Único de Saúde (SUS). A equipe do HC-UFTM é composta por dois pneumologistas e pela farmacêutica Lorena Norte Pereira. “Atendemos por meio de consulta individual, fornecemos os adesivos de nicotina e a Bupropiona, advindos de um repasse da Secretaria Municipal de Saúde. Na Farmácia, são cerca de seis a oito pacientes por semana”, aponta Lorena. O encaminhamento para atendimento no Programa é feito por meio da fila eletrônica. Os pacientes são encaminhados da Atenção Básica do município. A orientação é procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima.
“Dentre as ações da Campanha, estão previstas: uma ação de conscientização dos trabalhadores no mês de dezembro em parceria com a Unidade de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho (USOST); ações com pacientes fumantes de internação eletiva (não urgentes) para encaminha-los ao Programa de Cessação do Tabagismo, para que o paciente esteja preparado para não utilizar cigarro durante a internação, garantindo melhora na recuperação e na qualidade de vida dos pacientes do HC-UFTM. Essa divulgação acontecerá em parceria com o Setor de Regulação, informando os pacientes também sobre a proibição de uso de cigarro no hospital e riscos à saúde”, finalizou Luciana Paiva.
Sobre a Ebserh
O HC-UFTM faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Pollyana Freitas
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh