Notícias
CUIDADO INTEGRAL
HC-UFTM inaugura brinquedoteca hospitalar, oferecendo ambiente terapêutico para crianças hospitalizadas
Uberaba (MG) – O Hospital de Clínicas da Universidade do Triângulo Mineiro (HC-UFTM), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), celebrou a inauguração de sua brinquedoteca em 13 de dezembro. A iniciativa, liderada pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), visa proporcionar espaço acolhedor, terapêutico e lúdico para as crianças em tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS). No local, os pequenos pacientes e suas famílias podem se divertir, socializar e minimizar a ansiedade causada pela hospitalização.
A criação da brinquedoteca hospitalar está prevista na Lei Nº 11.104/2005, que estabelece a obrigatoriedade de instalação em unidades de saúde com atendimento pediátrico em regime de internação. Segundo o representante da Superintendência na solenidade, o gerente administrativo do HC-UFTM, Rodrigo Juliano Molina, “ter essa brinquedoteca é muito mais que uma Lei, é um espaço de bem-estar para essas crianças que estão internadas, passando por momentos às vezes muito críticos, e isso pode levar a eles um momento de alegria, que eles possam brincar e que durante a internação eles possam ser crianças”. A iniciativa também foi incentivada pelo Selo Ebserh.
Para a coordenadora do GTH, Luana Barbosa, há cinco anos esperam por este momento. “Foi um longo caminho com muitos desafios compartilhados com as equipes da Pediatria e com o AVHC, mas conseguimos chegar nesse momento e proporcionar a todas as crianças internadas esse espaço da brinquedoteca. Agradeço o apoio da Associação dos Voluntários, da gestão do Hospital e de todos que contribuíram para essa conquista”. O GTH atua há mais de 10 anos no HC-UFTM, desenvolvendo diversas atividades voltadas ao bem-estar dos pacientes e colaboradores da instituição.
A brinquedoteca hospitalar está disponível para todas as crianças internadas no HC-UFTM que estejam em condições estáveis e liberadas pela equipe assistencial para participar das atividades. A coordenadora do local, Karenina Oliveira Santos, diz estarem muito felizes com a inauguração da brinquedoteca, pois “é um movimento que já acontece há algum tempo e vem contando com a colaboração do GTH, com os voluntários da AVHC e a gente aproveita esse momento para convocar colaboradores que possam apoiar na manutenção desse projeto”.
Todos os recursos utilizados na criação da nova brinquedoteca foram doados, desde os brinquedos, que foram gentilmente cedidos pela Fundação de Ensino e Pesquisa de Uberaba (Funepu), até a pintura, realizada pela Associação de Voluntários do Hospital de Clínicas (AVHC). A presidente da Associação, Maria Izabel Silva Cunha, ressaltou: “Estamos muito felizes de participar desse momento. O trabalho da Associação é humanização hospitalar e apoio aos pacientes, então nos colocamos à disposição, com os nossos voluntários, para contribuir com o Hospital”. Além disso, o espaço contou com a parceria de cursos de graduação, residências multiprofissionais, equipe médica e voluntários em geral.
A brinquedoteca hospitalar está localizada na Enfermaria de Pediatria e representa melhoria no atendimento pediátrico do HC-UFTM, com brinquedistas, alunos da graduação, preceptores e tutores que garantem a segurança e orientam os pequenos pacientes. Por meio do brincar, as crianças podem expressar suas emoções, desenvolver habilidades motoras, cognitivas e sociais, bem como de aprender sobre saúde e cuidados pessoais de forma lúdica e divertida.
Sobre a Rede Ebserh
O HC-UFTM faz parte da Rede Ebserh desde novembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Andreia Pires
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh