Notícias
CARNAVAL
HC-UFTM disponibiliza preservativos e testes rápidos de ISTs gratuitos durante todo o ano no Ambulatório de Especialidades
O Dia Internacional do Preservativo é lembrado no dia 13 de fevereiro, véspera do Valentine’s Day (Dia dos Namorados) em vários países. Em 2026, a data será na sexta-feira, que marca o início das festividades de carnaval em várias cidades do Brasil. Os preservativos são aliados essenciais na prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), e uma das formas mais eficazes de evitar gravidez indesejada, segundo o Ministério da Saúde.
O Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), distribui, durante todo o ano, preservativo externo e realiza testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatites B e C, no Ambulatório de Especialidades, que fica na Av. Getúlio Guaritá, 331 – Abadia. Qualquer pessoa pode ter acesso aos preservativos, de forma gratuita, na portaria do Ambulatório, ou solicitar em maior quantidade na Farmácia do Ambulatório, das 7h às 16h, de segunda a sexta-feira.
Os testes rápidos para HIV, Sífilis, Hepatites B e C são realizados no térreo do Ambulatório de Especialidades, de segunda a quarta das 14h às 15h, e quinta e sexta das 8h30 às 10h e das 14h às 15h. No ano passado (2025), foram realizados quatro mil testes rápidos (HIV, Hepatite B, Hepatite C, Sífilis). “O teste rápido é um exame que faz parte de uma série de atendimentos clínicos da equipe multiprofissional (médicos, equipe de enfermagem, psicólogo, assistente social e farmacêutico), que presta assistência clínica as pessoas que procuram o serviço”, explica Edivane Bento da Silva, enfermeiro no HC-UFTM.
“Se o teste rápido é reagente (positivo) seja para HIV, Hepatite B, Hepatite C ou Sífilis, é agendada uma consulta médica com infectologista do Ambulatório de Infectologia Geral ou do Ambulatório de IST. Nessa consulta agendada, é realizado o exame físico, coleta da história clínica do paciente (anamnese), sinais vitais (pulso, pressão arterial, frequência cardíaca, peso e saturação de oxigênio). O médico poderá solicitar exames de sangue (sorologias) e exames de imagem (raio-x e/ou ultrassom), conforme a suspeita diagnóstica. Após todos esses exames solicitados, é que se chega ao diagnóstico do paciente. Com o diagnóstico definido, o paciente será assistido clinicamente de maneira integral e humanizada por uma equipe multiprofissional no Ambulatório”, enfatiza o enfermeiro.
Notificações
No ano passado (2025), o HC-UFTM registrou 56 notificações de AIDS, 23 de hepatite C, seis de hepatite B, 85 de sífilis em gestantes e 66 de sífilis não especificada, conforme dados do Setor de Gestão da Qualidade do HC-UFTM. Ressalta-se que esses números correspondem exclusivamente aos casos atendidos na instituição, não representando o total de ocorrências do município.
“Sempre temos a impressão de aumento de número de pacientes com queixas relativas a IST nesta época de carnaval. Mas é importante salientar que as ISTs têm boa resposta ao tratamento, com alta probabilidade de cura. Hoje, o grande receio é a resistência antimicrobiana, principalmente pela Neisseria gonorrhoeae (bactéria causadora da gonorreia), que vem se mostrando resistente aos principais antimicrobianos em todo o mundo”, aponta Rodrigo Molina, infectologista no HC-UFTM.
PrEP e PEP
“O preservativo é um método eficaz, que ainda pode ser melhor quando associado a outras formas de prevenção, como a PrEP (Profilaxia Pré-Exposição) e a Doxi-Prep (Profilaxia Pós-Exposição com Doxiciclina - antibiótico em dose única, até 72 horas após sexo sem preservativo, para prevenir IST)”, explica o infectologista.
De acordo com o Ministério da Saúde, a PrEP consiste na tomada de comprimidos antes da relação sexual, que permitem ao organismo estar preparado para enfrentar um possível contato com o HIV, sendo indicada para qualquer pessoa em situação de vulnerabilidade para o HIV. O HC-UFTM oferta PrEP em Ambulatório exclusivo para esse fim.
A profilaxia pós-exposição (PEP) ao HIV, às hepatites virais, à sífilis e a outras ISTs, consiste no uso de medicamentos para reduzir o risco de adquirir essas infecções, após exposição com potencial risco. No HC-UFTM, a PEP é atendida em todos os Ambulatórios de Infectologia, por livre demanda.
Dicas do especialista
“Para curtir o carnaval com segurança, a regra é simples: preservativo sempre, do começo ao fim, e leve o seu. Use lubrificante à base de água ou silicone para reduzir risco de rompimento. Combine consentimento e limites antes — álcool e euforia aumentam decisões impulsivas. Se você tem risco frequente, vale avaliar a PrEP. Se houve relação sem camisinha ou com rompimento, procure a PEP o quanto antes (até 72h). E, depois do carnaval, faça testagem para IST e mantenha vacinas em dia, como hepatite B e HPV”, finalizou Molina.
Rede Ebserh
O HC-UFTM faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Redação: Pollyana Freitas
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh