Notícias
CONQUISTAS E MELHORIAS
HC-UFTM apresenta oficialmente novo espaço da Gerência de Ensino e Pesquisa
No último dia 23, o Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM) marcou um momento significativo com a apresentação do novo espaço da Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP) local. A cerimônia contou com a presença de autoridades acadêmicas e profissionais de saúde, destacando o compromisso da instituição com o avanço nos pilares fundamentais do ensino e da pesquisa, além do aprimoramento do atendimento à comunidade.
Este novo ambiente não só amplia as instalações do hospital, mas representa uma peça-chave na formação prática de futuros profissionais de Saúde. A iniciativa reforça a importância de investir em áreas que proporcionam um impacto positivo não apenas no corpo discente, mas também na qualidade do atendimento oferecido à população.
De acordo com a superintendente, Luciana de Almeida Teixeira, a GEP funcionava em uma estrutura externa ao complexo hospitalar, sendo, então, priorizado o investimento em novos ambientes que pudessem trazê-la para mais próximo. “O prédio da "Antiga Santa Casa" foi o local escolhido por simbolizar o início do hospital, ter amplitude adequada e aliar proximidade do hospital, preservando os espaços assistenciais”, observou a gestora.
A partir desta mudança, ainda conforme Luciana, espera-se que o espaço seja mais frequentado por docentes, discentes e técnicos que colaboram para o desenvolvimento das ações de Ensino e Pesquisa no HC-UFTM. “Houve um grande cuidado da equipe para tornar o espaço acolhedor e acessível. A presença dos atores do processo educacional e da pesquisa no espaço da GEP fortalecerá a equipe para o alcance da missão do HC-UFTM, uma vez que a ampliação da interlocução é essencial para aprimorar as decisões e direcionamentos do setor”, complementou.
A oportunidade de maior contato com a comunidade acadêmica também foi destacada pela gerente de Ensino e Pesquisa, Marlene Cabrine dos Santos, desde 1994 em Uberaba, recordando que o antigo espaço ficava a três quarteirões da unidade hospitalar, configurando uma distância que, na rotina diária, dificultava a aproximação da GEP. “Além disso, o novo espaço acomodou melhor a equipe, ficou mais organizado, é mais amplo e mais adequado para receber bem o nosso público. Fizemos questão de ter em cada sala uma mesa para pequenas reuniões com os alunos, residentes, preceptores e docentes” disse. No setor de Ensino, está disponibilizado um computador para uso eventual da comunidade do HC e do UFTM.
Agora, o novo local conta ainda com uma sala equipada com recursos audiovisuais, disponível para reuniões presenciais ou on-line. Além disso, o Comitê de Ética em Pesquisa do HC-UFTM se localiza dentro do complexo hospitalar, “o que facilita o contato com os pesquisadores e esclarecimentos de dúvidas. No espaço, temos uma sala de aula compartilhada com o curso de Pós-graduação em Medicina Tropical e Infectologia da UFTM”, disse Marlene.
A localização estratégica, permitindo uma integração maior entre o Setor de Gestão da Pesquisa e da Inovação Tecnológica, os docentes, os alunos de graduação e de pós-graduação, foi ressaltada pelo chefe do setor, Giovani Luiz de Santi. Para o gestor, a nova ordenação permite “uma melhor adequação da estrutura física às atividades desenvolvidas no Setor de Gestão da Pesquisa e da Inovação Tecnológica. Sob essa perspectiva, em última análise, terá impacto significativo na qualidade do atendimento e do serviço prestado à comunidade acadêmica”, afirmou.
A chefe do Setor de Gestão de Ensino e Pesquisa, Raquel Peixoto Assompção, relembrou que a mudança de localidade faz parte do aprimoramento do trabalho pensado para o HC-UFTM, em sua totalidade. Afinal, os ensinos em Saúde, em conjunto com a UFTM, trouxeram novas demandas, mais profissionais, novos serviços e procedimentos. “Os professores, preceptores e alunos podem, agora, ter acesso ao Setor de Gestão do Ensino de forma mais natural. Aproximar a gestão do Setor de Ensino será essencial para agregar mais valor, considerando todas as necessidades de melhorias que o ensino de excelência em Saúde precisa no HC-UFTM, para refletir numa assistência melhor para toda a região”, falou. Ela acrescentou que o novo espaço agrega melhor a equipe, favorecendo a interação entre seus membros para um crescimento de grupo, além de facilitar a resolução de problemas mais precocemente, conforme aparecem.
Percepção parecida teve o chefe da Unidade de E-saúde, Joilson Meneguci “Estar lotado no prédio principal do HC-UFTM possibilitará maior proximidade com a Assistência e o Ensino, aumentando o sentimento de pertencimento. Além do conforto para realização do trabalho da unidade, o novo ambiente contribui para o desenvolvimento das atividades de tele-consulta, tele-consultoria e tele-educação”, acrescentou.
Solenidade
A apresentação oficial, realizada no último dia 23 de fevereiro, contou com a presença de autoridades locais e serviu para dizer ao público “onde estamos, que somos parceiros, que agora estamos próximos e que o Ensino e a Pesquisa norteiam a Rede Ebserh e o nosso HC-UFTM. O novo espaço da GEP tem sido o campo mediador dessa aproximação, que tem sido muito exitosa”, concluiu a gerente de Ensino e Pesquisa, Marlene Cabrine.
Sobre a Ebserh
O HC-UFTM faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Felipe Monteiro, com revisão de Danielle Campos.
Coordenadoria de Comunicação Social
Ebserh