Notícias
SAÚDE
HC adquire equipamento para exame nasal, da faringe e laringe
Fibronasolaringoscópio. Foto: João Pedro Vicente/HC-UFTM
No dia 15 de fevereiro, a Coordenadoria de Projetos do HC-UFTM entregou ao Ambulatório de Otorrinolaringologia um novo aparelho para investigação diagnóstica das vias aéreas superiores. Trata-se do fibronasolaringoscópio, útil para o diagnóstico de doenças ou más-formações na cavidade nasal, faringe e laringe.
“O equipamento possui uma haste flexível de 25 cm e funciona conectado a uma torre de endoscopia. É introduzido pela fossa nasal e percorre a área a ser examinada, coletando imagens que são assistidas em um monitor, podendo ser gravadas para registro”, explica o médico Júlio Claudio Sousa.
De acordo com Sousa, o HC-UFTM já possuía um exemplar mais antigo. A nova aquisição tem como diferencial a espessura da haste: 2,4 mm, enquanto o anterior apresenta haste de 3,5 mm. A diferença no calibre permite a realização do exame também em recém-nascidos, o que não era possível com o outro equipamento.
“Essa é uma grande vantagem da aquisição. Antes as suspeitas de má-formação nas vias aéreas superiores de neonatos precisavam ser encaminhadas para investigação em outras cidades, como Uberlândia/MG ou Ribeirão Preto/SP. Agora o Hospital de Clínicas da UFTM conta com autonomia para realizar esses diagnósticos”, avalia Sousa.
Ainda segundo o médico, 40% dos pacientes adultos atendidos pelo Ambulatório de Otorrinolaringologia passam por esse exame, que não requer sedação e acontece como uma passagem de sonda. Em alguns casos pode ser utilizada anestesia tópica, em spray, ou vasoconstritor em gotas. A aquisição resulta de um investimento de R$ 53 mil, advindos do Programa de Fortalecimento e Melhoria da Qualidade dos Hospitais do SUS/MG - Pro-Hosp.