Notícias
Feriado de Tiradentes teve mutirão de exames e cirurgias no HC-UFTM
O Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM), administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizou na última segunda-feira (21) mutirão com 31 procedimentos, entre endoscopias, colonoscopias e cirurgias de coloproctologia.
O mutirão faz parte do programa “Ebserh em Ação – Mais Acesso a Especialistas”, realizado em todos os hospitais da Rede Ebserh com o objetivo de reduzir o tempo de espera de pacientes na fila do Sistema Único de Saúde (SUS).
Os 31 pacientes atendidos durante o feriado de Tiradentes já faziam parte da lista de espera para realização dos procedimentos e foram informados previamente para confirmação de comparecimento. Além dos pacientes de Uberaba, o mutirão contemplou pacientes de outras cidades, como Perdizes, Frutal, Ibiá e Conquista, que fazem parte dos 27 municípios da macrorregião Triângulo Sul, atendidas pelo Hospital de Clínicas.
“A realização desses mutirões pelo Hospital de Clínicas da UFTM faz parte de um esforço concentrado, envolvendo todos os hospitais da Rede Ebserh, com o objetivo de reduzir o tempo de espera que os pacientes aguardam nas filas do SUS”, afirma Marisley Francisco, chefe da Divisão de Apoio Diagnóstico e Terapêutico do HC-UFTM.
Esse é o segundo mutirão realizado no HC-UFTM em 2025. No dia 8 de março, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Uberaba, o hospital realizou um mutirão de consultas e exames cardiológicos. Foram realizadas 72 consultas, 12 cateterismos, 50 eletrocardiogramas e 87 ecocardiogramas. O próximo mutirão acontece no dia 1º de maio, com previsão de realização de dez endoscopias e dez colonoscopias, 20 cirurgias pediátricas e nove cirurgias urológicas.
Rede Ebserh
O HC-UFTM faz parte da Rede Ebserh desde janeiro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Redação: Pollyana Freitas