Notícias
NOTA
Falece o professor e pesquisador Hamid Alexandre Cecin
Foto: Marco Clemente/UFTM
O Hospital de Clínicas da UFTM noticia, com pesar, o falecimento do professor Hamid Alexandre Cecin, aos 78 anos, na manhã de 23 de abril.
Graduado pela Faculdade de Medicina do Triângulo Mineiro em 1966, o médico integrava o quadro docente da Instituição desde 1977.
O velório acontece nesta terça-feira, 24, a partir das 6h no Auditório Safira, localizado no Prédio da Reitoria, à Avenida Frei Paulino n.º 30. O sepultamento será às 16h.
Histórico
Cecin atuou como consultor do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq-, publicou três livros, 27 artigos e 37 capítulos de livro. Foi membro titular emérito da Academia Brasileira de Reumatologia e presidiu durante anos as Comissões de Ensino e de Coluna Vertebral da Sociedade Brasileira de Reumatologia. Foi membro do Conselho Editorial da Revista Brasileira de Reumatologia.
Recebeu diversos prêmios, entre eles o Torres Homem, da Sociedade Brasileira de Reumatologia, o Du Pont de Saúde Ocupacional, e o prêmio Professor Pedreira de Freitas por sua contribuição para a descoberta da imunidade naturalmente adquirida contra o tétano.
Em 2010, publicou a descoberta de uma nova manobra semiótica denominada “Sinal de Cecin”. O artigo figurou como mais procurado na lista de buscas do BioMedLib - agregador internacional de informações provenientes da literatura científica. A partir da repercussão, Cecin ministrou palestras em países como China, Japão, Itália, Turquia e Egito.
Em novembro de 2016, em sessão pública solene do Conselho Universitário, Cecin recebeu o título de professor emérito, concedido a docentes ou pesquisadores aposentados, que tenham se distinguido no ensino, na pesquisa ou na extensão universitária.
Leia também: Sinal de Cecin completa oito anos de divulgação