Notícias
Sustentabilidade
Enfermeira do HC-UFTM produz vídeos educativos sobre eficiência na gestão de custos no âmbito hospitalar
Uberaba (MG) - A sensibilização dos profissionais de saúde para a importância da economicidade e da responsabilidade pela gestão de insumos foi o motivador para a realização de dois vídeos educativos sobre a sustentabilidade financeira no âmbito hospitalar. Os produtos são frutos do mestrado profissional em Inovação Tecnológica da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), realizado pela enfermeira Nanci Marangoni, que atua no Hospital de Clínicas da UFTM (HC-UFTM), unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
As peças audiovisuais já estão disponíveis no canal da GEP HC-UFTM no Youtube e serão utilizadas como material de sensibilização para profissionais, residentes e estudantes por meio do Serviço de Educação Permanente do hospital. “Estou muito feliz com a confecção dos vídeos e ainda mais de poder utilizá-los como instrumento de transformação para o processo de trabalho no SUS. Espero que seja um material útil, plausível e tocante para iniciar esse processo de pertencimento nas pessoas para a gestão dos custos”, afirma a enfermeira e mestre Nanci Marangoni, que utilizou dados da Clínica Médica do HC como objeto de estudo.
A necessidade de ambientar os profissionais da assistência à sustentabilidade financeira do Sistema Único de Saúde é ressaltada pelo professor da UFTM e orientador de Nanci Marangoni durante o mestrado, Gilberto Araújo Pereira. “Um dos aspectos relevantes em produzir um material didático e informativo no formato de vídeo é o de promover uma primeira aproximação amigável para sensibilizar, envolver e engajar o profissional da assistência, que atua na ponta dos serviços, como um agente fundamental na garantia da sustentabilidade do sistema público de saúde”, explica.
Além disso, de acordo com a propositora, a ideia de difundir um assunto de pouca ambientação no dia a dia da assistência é um desafio. “Os profissionais ficam distanciados desse processo da gestão dos custos e não conhecem a importância em saber manejar recursos que são finitos, ao passo que os custos são infinitos. Daí a necessidade de produzir conteúdo e divulgar para que todos tenham acesso”, pontua Marangoni.
Os vídeos são divididos em duas partes. A primeira é “Falando sobre gastos e recursos financeiros em saúde”, que aborda os muitos desafios do SUS na busca pela eficiência da gestão de recursos financeiros para equilibrar receitas e despesas. Já a segunda parte, intitulada “Métodos de Apuração de Custos em Saúde”, apresenta as classificações de custos (diretos, indiretos, fixos e variáveis) em saúde e como podem ser apurados.
Apoio ao SUS
Pereira destaca a importância do gestor e do profissional da assistência desenvolverem habilidades e competências para promover maior sustentabilidade ao SUS, como o uso de tecnologias e métodos diagnósticos, terapêuticos e de promoção da saúde com melhor custo-benefício para otimizar o uso consciente dos recursos existentes. “Além da ampliação desses recursos, como a força de trabalho qualificada, infraestrutura técnica e tecnológica adequada e o financiamento público suficiente”, ressalta.
Para o professor, é necessário ampliar o debate sobre a eficiência dos gastos públicos em saúde, sem perder de vista o pressuposto constitucional do SUS de que a saúde é um direito de todos e um dever do Estado. “Eficiência é uma condição necessária, e o financiamento é um pressuposto constitucional, mas o que se tem evidenciado, desde a efetivação da Emenda Constitucional 95/2016, é um processo de ‘desfinanciamento’ do SUS”, alerta.
Os vídeos foram aprovados no Programa de Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica da UFTM, em pesquisa desenvolvida de 2019 a 2023. Esse já é o terceiro produto de mestrado sobre gestão de custos no âmbito do HC-UFTM. Os dois anteriores foram uma dissertação que teve a Hemodinâmica como objeto de estudo, do enfermeiro Wilson Leal Júnior, e uma cartilha com ênfase na UTI Coronariana, da também enfermeira Nélia Luciana Pires. “Essa é uma linha de pesquisa que está em aberto em nosso hospital”, finaliza Pereira.
Sobre a Ebserh
O Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM) faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Moisés de Holanda, com revisão de Felipe Monteiro
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh