Notícias
BALANÇO
CIH-DOTT divulga balanço de órgãos e tecidos captados em 2025
A Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIH-DOTT) do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), divulgou o balanço da captação de órgãos e tecidos para transplante em 2025. Durante todo o ano passado (2025), foram captados 96 órgãos e tecidos. O número é quase o dobro de 2024, quando foram realizadas 50 captações.
Para o médico Ilídio Antunes de Oliveira Junior, coordenador da CIH-DOTT, o número representa dezenas de pessoas que mudaram de vida com a chegada do novo órgão. Foram captados pela CIH-DOTT em 2025: 46 córneas, 30 rins, 14 fígados, quatro corações e dois pâncreas. “São noventa e seis cidadãos brasileiros deixaram a angustiante fila de transplantes”, celebra o médico.
A doação de órgãos e tecidos só ocorre com o consentimento da família. “Na minha experiência, quando você diz à família que é doador de órgãos, em 100% das vezes a família confirma. Por isso, o mais importante é avisar à família o seu desejo de ser doador”, explica o coordenador da CIH-DOTT.
Em 2025, mais de 70% (72,72%) das famílias de pacientes com morte encefálica entrevistadas no HC-UFTM para doação de órgãos e tecidos para transplantes autorizaram a doação. “A CIH-DOTT em Uberaba é referência no estado de Minas Gerais. O índice de recusa no Brasil é de aproximadamente 50%, ou seja, a cada 10 famílias, cinco recusam a doação. Mas aqui no HC-UFTM o índice de recusa ficou bem menor: 27,28% em 2025”, comemora Ilídio Antunes de Oliveira Junior.
Na primeira quinzena de janeiro deste ano (2026), o índice de recusa ficou em 0%. Foram nove captações de órgãos e tecidos para transplantes, sendo seis córneas, dois rins e um fígado, resultantes de três entrevistas familiares de pacientes com morte encefálica.
Vida pela Vida
Idealizado no ano 2000 pela CIH-DOTT de Uberaba, o projeto “Vida pela Vida” tem o objetivo de conscientizar e motivar as pessoas a serem doadoras de órgãos e tecidos para transplante. O projeto inclui a educação continuada, com palestras para a comunidade hospitalar e entidades de Uberaba e outras cidades da macrorregião Triângulo Sul. Durante os 26 anos do projeto, mais de 30 mil (30.300) doadores voluntários de medula óssea foram cadastrados no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME).
Rede Ebserh
O HC-UFTM faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Redação: Pollyana Freitas
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh