Fluxo de solicitação de primeira consulta em ambulatorio de transplante
As consultas em especialidades do HC-UFMG são ofertadas à SMSA-BH, que realiza o agendamento conforme critérios pré-estabelecidos e lista de espera no município. O atendimento de pacientes de outros municípios ocorre conforme Programação Pactuada Integrada (PPI) com a SMSA-BH.
A regulação ambulatorial tem como objetivo garantir o acesso da população aos procedimentos ambulatoriais, tendo como norteadores os princípios doutrinários do SUS: universalidade, integralidade e equidade. A regulação ambulatorial no município de Belo Horizonte é dividida em centrais e comissões, responsáveis pelo agendamento das consultas e exames.
As consultas em ambulatórios de transplantes em BH são agendadas pela Comissão Municipal de Nefrologia e Transplantes (CMNT). A CMNT também é responsável pela regulação das vagas de diálise do município. O fluxo para o agendamento é o que segue:
Consulta de Avaliação Pré-Transplante
- Solicitação de avaliação pré-transplante pelo médico assistente
- Com laudo médico, documentos pessoais, comprovante de endereço e cartão SUS, realiza-se o cadastro no SIGRAH pelo estabelecimento de vínculo do paciente ou pela UBS, no caso de pacientes de Belo Horizonte, ou pela SMSA da cidade de origem, para pacientes do interior e da região metropolitana
- Agendamento da consulta pela SMSA de Belo Horizonte.
- Realização da consulta.