Notícias
Transtorno de linguagem
Perda ou alteração da fala podem ser sinas de afasia
Frases curtas, incompletas ou que não fazem sentido. Troca de uma palavra pela outra , substituição de fonemas , dentre outras dificuldades de expressão com redução significativa na compreensão oral da linguagem, da leitura e da escrita são alguns sinais de alerta para afasia, transtorno que prejudica a capacidade do indivíduo de se comunicar. Os hospitais da Rede Ebserh possuem profissionais especializados no diagnóstico e tratamento desse distúrbio, que é tema, neste mês, da campanha nacional “Afasia: Quebrando o Silêncio’’ da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia.
A afasia é resultado de danos às áreas do cérebro que controlam a linguagem. O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é a causa mais comum, mas ela também pode ocorrer em decorrência de tumores cerebrais , processos neurodegenerativos ou traumatismos .
“Qualquer condição que acometa o sistema nervoso central nas áreas relacionadas à linguagem pode causa r a afasia, que se manifesta por dificuldades na fala, mudez ou até dificuldades mais específicas para repetir, nomear ou escrever. Dependendo da lesão ou acometimento, o paciente pode ser fluente e falante, mas , mesmo assim , apresentar dificuldades para compreender o que lhe é dito ou ter dificuldade em discriminar palavras”, explicou a fonoaudióloga e especialista em linguagem do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL) , da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Ana Paula Teixeira.
O hospital universitário localizado em Natal (RN) é um dos 41 integrantes da Rede Ebserh e oferece diagnóstico e tratamento para a afasia , fundamentais para que o paciente consiga ter uma boa evolução, resultando em independência comunicativa e qualidade de vida .
“ A avaliação fonoaudiológica nas enfermarias acontece sob pedido de parecer médico ou da equipe multidisciplinar. Aplicamos o protocolo de procedimento operacional padrão (POP) para rastreio de habilidades cognitivo-linguísticas. Após o direcionamento positivo, utilizamos uma avaliação resumida de linguagem a beira leito para elucidar sobre o tipo de afasia e orientar os profissionais envolvidos e os acompanhantes sobre estratégias de comunicação e formas de estimular o indivíduo de maneira mais assertiva ”, explicou .
Tratamento
O tratamento é primordial para a independência comunicativa . No entanto, d eve-se ter cuidado ao usar a palavra cura, conforme explica a fonoaudióloga do Hospital das Clínicas da UFMG (HC-UFMG/ Ebserh ) , e professora do Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina, Thaís Helena Machado . “ Em primeiro lugar , deve-se considerar a causa. Quando ocorre em decorrência de um AVC pequeno, por exemplo, há grande possibilidade d e o indivíduo recuperar totalmente o uso da linguagem. Já nas lesões maiores, a melhora é inegável, mas não necessariamente com a reversão total do déficit . Entretanto, quando a a fasia é manifestada por uma doença neurodegenerativa, como nas a fasias p rogressivas p rimárias, a cura não é possível, mas a intervenção fonoaudiológica ajuda muito na independência comunicativa e qualidade de vida ”, explicou a especialista.
Na unidade hospitalar, o atendimento aos pacientes com a condição inicia-se no Pronto Atendimento, podendo ter continuidade na s unidades de terapia intensiva ou na enfermaria . Após receberem alta hospitalar, e caso seja necessário, o acompanhamento é realizado no Ambulatório de Fonoaudiologia, por meio de sessões de terapia individuais e em grupo.
Conscientização
O
HC-UFMG
e
a
Faculdade de Medicina da UFMG promoveram uma série atividades de conscientização, nesta segunda (19), na praça do Campus Saúde da UFMG, dentro da campanha institucional "Afasia: por quem tem e quem convive".
Foram expostos cartazes produzidos pelos pacientes e familiares do Ambulatório de Fonoaudiologia contando sua experiência e história; lançado o manual de orientação “Manual da Afasia”, produzido pelos alunos do Projeto de Extensão EstimulAÇÃO ; e oferecidas informações e orientações aos transeuntes.
Redação: Luna Normand com revisão de Andrew Costa
Legenda: A fasia é resultado de danos às áreas do cérebro que controlam a linguagem
Tags : afasia; linguagem; alteração; fala; fonoaudiologia