Notícias
TRADIÇÃO
Hospital das Clínicas da UFMG realiza 19ª campanha de Natal
Belo Horizonte (MG) – Em sua 19ª edição, a campanha Natal Solidário do Hospital das Clínicas da UFMG promete mobilizar toda a comunidade hospitalar em torno do brilho e da magia do Natal, reforçando a cultura da solidariedade que já contagia pacientes, profissionais e visitantes ao longo de todo o ano. As cartas com os pedidos ao Papai Noel podem ser adotadas até o dia 9 de dezembro.
Mais de 300 crianças e idosos de duas creches e duas Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) participam da ação: Vovó Guiomar e Imaculada e as ILPIs Paulo Fagundes e Afonso Pena. Para adotar um pedido, os trabalhadores (servidores, empregados públicos e terceirizados) devem comparecer à Unidade de Comunicação Regional do HC-UFMG, localizada na Ala Sul do 1º andar do prédio principal, escolher a carta, entregar o presente embrulhado e identificado.
Entre os pedidos, há bonecas, carrinhos de controle remoto, dinossauros de brinquedo, material escolar, kit de maquiagem, jogos educativos, material de higiene, roupas, dentre outros itens. O colaborador pode adotar mais de uma cartinha.
O superintendente da instituição, professor Alexandre Rodrigues Ferreira, reforça o valor dessa mobilização como uma boa prática institucional. “Nesta época do ano, nossos colaboradores se unem, por meio dessa campanha, para oferecer um Natal mais acolhedor a quem precisa e levar alegria para esses lares. É uma demonstração de solidariedade que já é a marca da nossa comunidade hospitalar, que durante todo o ano dedica-se a prestar uma assistência humanizada e centrada no cuidado com as pessoas”, afirmou.
A campanha
Criada em 2006, a campanha “Natal Solidário do HC-UFMG” mobiliza, todos os anos, toda a comunidade hospitalar, demonstrando que fazer o bem de forma incondicional e sem esperar nada em troca é contagiante. Em quase duas décadas, mais de 5 mil cartas já foram adotadas pelos trabalhadores, que entregam não somente presentes, mas também carinho e amor.
Para o superintendente do HC-UFMG, é uma forma de o hospital “reforçar a sua missão de instituição pública formadora pessoas, através do ensino, pesquisa e extensão, mas também solidária a populações vulneráveis socialmente”.
Sobre a Ebserh
O HC-UFMG faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Redação e revisão: Luna Normand e Manuela Pereira
Tags: #Natal, #solidariedade, #Papai Noel, #campanha, #HC-UFMG, #Ebserh