Notícias
ENSINO E PESQUISA
HC-UFMG registra alto impacto das pesquisas científicas produzidas na instituição
Belo Horizonte (MG) – O Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (HC-UFMG), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), tem alcançado resultados expressivos que reforçam sua atuação como instituição de desenvolvimento conhecimento científico e de inovação em saúde no Brasil. Com base no objetivo do Plano Diretor Estratégico (PDE) da Unidade de Gestão de Pesquisa, foi realizado um levantamento da produção científica dos pesquisadores vinculados ao HC-UFMG, revelando um total de 2.984 artigos publicados entre 2020 e 2025, com média de 21,5 citações por publicação.
Esse registro foi possível a partir do cadastro de pesquisadores na plataforma Rede Pesquisa, sistema da Ebserh que organiza os estudos em andamento nos Hospitais Universitários Federais (HUF) da Rede. Pelos perfis cadastrados, foram coletados os IDs Lattes de cada docente e, por meio da ferramenta Lattes Extrator, do CNPq, foram extraídos, de forma automatizada, os artigos científicos publicados neste período.
A tarefa de reunir essas informações foi realizada dentro do projeto de extensão que contou com a participação dos estudantes de medicina da UFMG, Keven Santos e Giovanna Gariglio, sob orientação da prof. Sarah Camargos, chefe da Unidade de Gestão de Pesquisa do HC-UFMG. Os trabalhos com DOI (código que identifica a publicação) foram processados na plataforma SciVal, da Editora Elsevier, que utiliza dados da Scopus, a maior base de dados de produções científicas internacional, para medir o desempenho científico.
Além do número total, 322 artigos (10,8%) estão entre os Top10 mais citados do mundo, evidenciando o alcance e a qualidade das pesquisas ligadas à instituição. Estima-se que entre 30% e 40% dessas publicações tenham utilizado dados diretamente relacionados ao HC-UFMG, o que reforça o protagonismo do Hospital em pesquisas de relevância internacional. É possível ver esse resultado na íntegra aqui.
Ao comentar esses resultados, Sarah Camargos destacou que o Hospital Universitário cumpre uma missão ampla, tanto para a sociedade quanto para a comunidade científica, promovendo a assistência à saúde, pesquisa e extensão. “Nós da comunidade acadêmica temos o dever de monitorar e divulgar de forma transparente os produtos derivados da contribuição resiliente dos pacientes e do esforço por vezes hercúleo dos pesquisadores. Para além da missão, a quantificação da nossa produção pode nos colocar em posições estratégicas em editais de fomento à pesquisa e atrair potenciais investidores", declarou.
A gerente de Ensino e Pesquisa do HC-UFMG, Fabiana Kakehasi, acrescentou que esse levantamento reafirma o compromisso da instituição com a formação e a inovação em saúde. Para ela, a produção científica no Hospital, quase centenário, além de ser estratégica para a renovação contínua do conhecimento, reforça que a tradição institucional esteja alinhada às melhores evidências científicas em saúde. “Integra ainda pesquisa, ensino e assistência, fortalecendo a formação de alunos e residentes, oferecendo um ambiente de aprendizagem que valoriza a investigação, a análise crítica e a aplicação prática de achados científicos associada à qualidade assistencial, missão finalística deste Hospital”, destacou.
Panorama das pesquisas cadastradas
Desde a implantação do Rede Pesquisa, no final de 2021, até novembro de 2025, 661 pesquisas foram registradas no sistema. Todas passam por autorização das chefias e da GEP via processo SEI, e parte delas ainda aguarda aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa. Atualmente, 27 projetos estão nessa etapa.
As pesquisas cadastradas correspondem a 126 são estudos clínicos patrocinados, 80 de iniciação científica, 58 trabalhos de conclusão de curso (TCCs), 163 dissertações de mestrado, 93 teses de doutorado e 27 pesquisas de pós-doutorado. Outros 114 projetos correspondem a estudos independentes.
Sobre a Ebserh
O HC-UFMG faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Marília Rêgo
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh
Tags: hc-ufmg, ebserh, sus, pesquisa científica, artigo científico, inovação em saúde.