Notícias
COMEMORAÇÃO
HC-UFMG realiza Simpósio de Doenças Inflamatórias Intestinais
Evento ampliará a disseminação do conhecimento, contribuindo para a melhoria do cuidado aos pacientes. Imagem ilustrativa: Fonte Freepik
Belo Horizonte (MG) – Para celebrar os 35 anos do Ambulatório de Intestino, o Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (HC-UFMG), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizará no dia 7 de novembro, das 7h30 às 18h, no Auditório do Instituto Alfa, o Simpósio de Doenças Inflamatórias Intestinais. O principal objetivo do simpósio é promover a atualização e o aperfeiçoamento de médicos e outros profissionais que lidam com as doenças inflamatórias intestinais (DII) fora do ambiente de um centro de referência, ampliando a disseminação do conhecimento e contribuindo para a melhoria do cuidado aos pacientes.
Serão realizadas mesas redondas sobre: Diagnóstico e Monitorização na Prática; Tratamento Baseado em Evidências e Experiência Clínica; Situações Especiais; e Discussão de Casos Clínicos com especialistas.
As inscrições para participação no Simpósio podem ser realizadas até o dia 30 de outubro, pelo endereço: https://forms.office.com/r/xrrGGyuAUk.
O Ambulatório de Intestino atua como um serviço de referência terciária, com atendimento especializado e integral aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) que buscam tratamento para diversas doenças intestinais.
De acordo com Maria de Lourdes Abreu Ferrari, coordenadora do Ambulatório e do Instituto Alfa de Gastroenterologia do HC-UFMG, o Simpósio representa um marco para os profissionais da área da saúde que atuam no manejo das doenças inflamatórias intestinais, ao promover a discussão dos temas mais atuais e relevantes nesse campo. Além disso, reforça a tradição de vanguarda, o pioneirismo, a capacidade científica e a excelência no atendimento, desenvolvidos pelo serviço.
Ambulatório de Intestino
Dos atendimentos realizados nesse ambulatório, 75% são de pacientes com DII. “Contamos com uma equipe médica experiente no manejo da doença de Crohn e da retocolite ulcerativa, sempre priorizando o acolhimento, a escuta ativa e o esclarecimento das dúvidas dos pacientes”, destaca a coordenadora do Ambulatório de Intestino.
Maria de Lourdes acrescenta que o trabalho no Ambulatório é realizado multidisciplinarmente, em parceria com coloproctologistas, facilitando a tomada de decisões cirúrgicas quando necessário. Nutricionistas e enfermeiras especializadas em cuidados com ostomias também atuam no serviço, garantindo um acompanhamento completo e humanizado aos pacientes. Conforme a coordenadora, o Ambulatório se consolidou como uma referência nacional pela combinação de excelência assistencial, experiência clínica e forte atuação em ensino e pesquisa. “Nossa equipe médica, além de altamente experiente, mantém constante atualização científica, participando regularmente como palestrantes e conferencistas em eventos realizados no país”, frisa Maria de Lourdes.
Segundo ela, o serviço também se destaca como um importante centro de pesquisa e contribui para a formação acadêmica, sendo campo de desenvolvimento de dissertações de mestrado e teses de doutorado. “Ao longo dos anos, o serviço também recebeu premiações em concursos nacionais, com relatos de casos clínicos que evidenciam a qualidade do trabalho desenvolvido”, pontua a coordenadora do ambulatório.
Além disso, o Ambulatório contribui para a formação de profissionais de saúde, como os alunos de graduação da Faculdade de Medicina da UFMG que cursam a disciplina Estágio Opcional em Clínica Médica, na especialidade de Gastroenterologia. Ainda participa ativamente da formação de médicos residentes e estudantes de especializações em Gastroenterologia, Coloproctologia e Clínica Médica, provenientes de diversas instituições públicas e privadas de Minas Gerais e de outros estados do País. “Por se tratar de um serviço com atendimento multidisciplinar, nutricionistas e enfermeiros também são integrados e capacitados para o cuidado de pacientes com doenças intestinais”, completa Maria de Lourdes.
Sobre a Ebserh
O HC-UFMG faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Rosenato Barreto
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh
Tags: #retocolite #ulcerativa, #doença de crohn, #medicina de precisão, #doença celíaca, #simpósio, #doenças inflamatórias intestinais, #sus, #hc-ufmg, #ebserh,