Notícias
SAÚDE DA MULHER
HC-UFMG realiza mutirão de exames durante Outubro Rosa
Belo Horizonte (MG) – O Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (HC-UFMG), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizou um mutirão de exames para a saúde da mulher durante a campanha Outubro Rosa. No último sábado (25), foram realizados 79 exames, entre 31 mamografias, 15 ultrassonografias mamárias, 15 ultrassonografias de axilas e 18 ultrassonografias endovaginais.
Para muitas pacientes, a iniciativa foi uma oportunidade de colocar os exames de rotina em dia. É o caso de Fernanda dos Santos Evangelista, de 47 anos, que fez uma ultrassonografia mamária durante a ação. “O exame foi rápido, fui atendida muito bem e antes do horário previsto. Esses mutirões são importantes para diminuir o tempo de espera por exames”, relatou.
Cuidado que salva vidas
O mutirão teve como objetivo ampliar o acesso aos exames de imagem e promover o cuidado integral à mulher. De acordo com a chefe de Divisão de Apoio Diagnóstico e Terapêutico do HC-UFMG, Fabiana Costa Sampaio, ações como essa aumentam as chances de cura e melhoram a qualidade de vida. “Além disso, a mobilização de profissionais de saúde, residentes e preceptores em prol dessa causa, fortalece nosso propósito como hospital universitário 100% SUS”, destacou.
Para o chefe da Unidade de Diagnóstico por Imagem, Eduardo Dos Santos Júnior, o mutirão fortaleceu o vínculo entre a instituição e a comunidade. “A ação ajudou na redução da fila de espera para exames de alta demanda e contribuiu de forma significativa para uma assistência mais humanizada, acessível e preventiva”, ressaltou.
Outubro Rosa
O Outubro Rosa é uma campanha internacional criada nos anos 1990 para mobilizar a sociedade em torno da saúde da mulher. O objetivo é ampliar o acesso a informações confiáveis, incentivar hábitos de autocuidado e garantir que cada vez mais pessoas tenham acesso ao diagnóstico precoce e ao tratamento adequado.
Sobre a Ebserh
O HC-UFMG faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
TAGS: #hc-ufmg, #ebserh, #outubro rosa, #mutirão, #radiologia;
Sugestão de legenda: Ação possibilitou a realização de mamografias e ultrassonografias