Notícias
ENSINO
HC-UFMG forma a primeira turma de alunos do EJA
Belo Horizonte (MG) – O Hospital das Clínicas da UFMG realizou, na noite da última terça-feira (10), a formatura da primeira turma do Projeto Educação de Jovens e Adultos (EJA), uma parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Escola Municipal Santos Dumont. Ao todo, 11 formandos receberam o certificado de alfabetização. A cerimônia reuniu gestores do hospital e da Secretaria Municipal de Educação (SME), familiares, profissionais de saúde e professores.
Durante o evento, representantes do hospital e da SME ressaltaram a importância do projeto e o impacto da educação na vida de pacientes e acompanhantes. A Gerente de Ensino e Pesquisa do HC-UFMG, Fabiana Maria Kakehasi, destacou a importância da educação como instrumento de autonomia e direito de todos. “Essa conquista é para gente um orgulho imenso, é trazer de volta a cidadania e a oportunidade de completar os estudos. Sabemos que é uma luta diária a vida das pessoas com doença renal crônica, que exige não só do paciente, mas também de toda a família, a participação e o acompanhamento durante tratamento”, disse.
Paraninfa da turma, a assistente social da Unidade de Hemodiálise, Juliana Keiko Da Rocha Reis, contou que a cerimônia foi realizada com doações e parcerias. “É a primeira turma de formandos e estamos muito emocionados com essa conquista. Pensamos em uma solenidade com entrega dos diplomas e coquetel para esses paciente e familiares, pois sabemos que é muito simbólico esse momento para eles”, afirmou.
O Vantuil Alves da Cunha, de 77 anos, é um desses formandos. Paciente do HC-UFMG, ele realiza hemodiálise há cerca de dois anos, três vezes por semana. “Aprendi bastante. Agradeço muito a escola, o hospital e a professora. Parei de estudar na 4ª série e nunca mais voltei à escola. Fui voltar a estudar agora, aos 76 anos. Nunca é tarde para aprender”, afirmou.
A oradora da turma, a paciente Ana Clara dos Santos, de 17 anos, emocionou o público ao destacar a superação e o esforço coletivo que permitiram a realização do sonho de concluir os estudos. Após o discurso, os formandos receberam simbolicamente seus certificados, encerrando a cerimônia sob aplausos. A organização destacou que essa primeira turma abre caminho para novas oportunidades de aprendizagem dentro do serviço de hemodiálise do hospital.
O EJA
O Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Prefeitura de Belo Horizonte é um programa que oferece oportunidades de alfabetização e conclusão do Ensino Fundamental e Médio. No HC-UFMG, terceiro hospital da cidade a oferecer essa modalidade de ensino, a iniciativa contempla pacientes da hemodiálise.
As turmas de EJA em hospitais são garantidas por lei, com estudantes matriculados em escolas municipais ou estaduais, conforme seu nível de ensino. As redes de educação fornecem professores e materiais, e o avanço na EJA ocorre pela carga horária cumprida, não pelo ano letivo.
Sobre a Ebserh
O HC-UFMG faz parte da Rede Ebserh desde 2012. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Redação e revisão: Luna Normand
Tags: #EJA, #educação, #consciência negra, #HC-UFMG, #Ebserh