Notícias
PREVENÇÃO
HC-UFMG adota novas medidas de prevenção à infestação por piolhos de pombo
Belo Horizonte (MG) – O Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (HC-UFMG), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), implantou novas ações preventivas contra a infestação por piolhos de pombo em todo o seu complexo hospitalar. Uma delas é o serviço de falcoaria. Desde o início de janeiro, aves de rapina treinadas sobrevoam a área do hospital com o objetivo de afugentar e controlar a população dos hospedeiros desses parasitas. Até o momento, 28 pombos já foram capturados.
De acordo com a chefe do Setor de Hotelaria Hospitalar do HC-UFMG, Letícia Lopes Oliveira, a medida foi adotada por ser uma alternativa mais eficiente e ecológica no manejo e controle de pragas urbanas. Em vez de usar substâncias químicas em beirais de janelas, como géis irritantes, o hospital optou por utilizar gaviões e falcões como forma de criar um ambiente inóspito aos pombos, forçando-os a abandonar a região. Os que insistem em permanecer no local são capturados sem que haja o sacrifício dos animais.
Letícia ressalta que o HC-UFMG também mantém um contrato contínuo de prestação de serviços de higienização, com programação de limpezas concorrentes e terminais em todas as suas instalações, conforme periodicidade e frequência estabelecidas pela Vigilância Sanitária (Visa). Além disso, são realizadas dedetizações preventivas frequentes no hospital, com periodicidade quinzenal, mensal, bimestral ou trimestral, a depender do tipo de espécie que se deseja combater.
A chefia da hotelaria afirma que, “esse é um trabalho permanente, que envolve monitoramento regular das áreas externas, manutenção preventiva da estrutura predial e ações constantes de controle ambiental. Todas as medidas necessárias estão sendo adotadas de forma rigorosa e ininterrupta para manter o ambiente seguro para pacientes, colaboradores e visitantes”.
Barreiras físicas
Outra ação implantada foi a instalação de barreiras físicas. A chefe da Unidade de Manutenção Predial, Elaine Santana de Souza Ferreira, conta que, entre os meses de outubro e novembro de 2025, estruturas pontiagudas e rígidas, denominadas espículas, foram afixadas nos parapeitos das janelas do segundo, terceiro e quarto andares, onde os pombos tendem a pousar. Para reforçar a proteção nesses locais, também foram colocados painéis de acrílico nas janelas, criando uma vedação física que bloqueia a entrada de agentes externos no ambiente hospitalar.
Ocorrência
Essas medidas visam reforçar os cuidados que o hospital já mantém e evitar que ocorrências, como a de agosto de 2025, voltem a acontecer, quando foi necessária realizar a transferência provisória de pacientes para outra área a fim de intensificar a higienização e a limpeza da unidade afetada.
A gerente administrativa do HC-UFMG, Elizete Maria da Silva Neme, lembra que “a superpopulação de pombos é um problema comum em áreas urbanas, impulsionado pela alta disponibilidade de alimentos, abrigo e pela falta de predadores. No HC-UFMG, sempre estivemos atentos a essa questão, adotando medidas preventivas para evitar infestações. Naquele período, no entanto, houve um aumento significativo no número de aves aninhadas nos beirais das janelas do hospital, o que levou à ocorrência registrada”.
Elizete esclarece que, diante dessa situação, a equipe do HC-UFMG se empenhou em dar uma resposta imediata ao problema. “Agimos de forma rápida e preventiva, e nenhum paciente foi impactado. Mesmo após a resolução do caso, reforçamos os cuidados, optando por métodos mais eficientes e atualmente disponíveis, como o serviço de falcoaria”.
Sobre a Ebserh
O HC-UFMG faz parte da Rede Ebserh desde dezembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Redação e revisão: Ana Ulhôa
Tags: #prevenção, #piolho de pombo, #falcoaria, #higienização, #dedetização, #hc-ufmg, #ebserh, #sus, #ufmg
Crédito foto de capa: Gavilan Serviços Ambientais