Notícias
HC promover curso sobre gestão dos resíduos hospitalares
Até 27 de outubro, trabalhadores do HC podem participar do Programa de Capacitação em Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde. O treinamento visa aprimorar conhecimentos e habilidades para gestão dos resíduos hospitalares, segregação, descarte e destinação final. A capacitação tem duração de 1 hora e acontecerá pelo Teams. Não é necessário inscrição prévia.
Idealizado pela Unidade de Gestão de Resíduos, o curso é uma exigência da legislação (Lei de Política Nacional Nº 12.305/2010 e RDC Nº 222/2018) e tem o objetivo de conscientizar os colaboradores da importância de minimizar a geração de resíduos e os custos relacionados ao seu descarte. Isso impacta diretamente a redução dos riscos relacionados à saúde dos trabalhadores e pacientes do hospital, além daqueles relacionados à saúde da população residente próxima à área de destinação desses resíduos.
“Dividimos a capacitação por áreas, pois assim conseguimos trabalhar melhor os conteúdos. Administrativos, por exemplo, serão capacitados sobre resíduos administrativos, já que eles não têm muito contato com a assistência e os seus resíduos assistenciais, assim como as chefias irão aprender mais sobre custo e números”, afirmou a chefe da Unidade de Gestão de Resíduos, Elci Souza.
Em 2020, o Hospital das Clínicas da UFMG/Ebserh produziu mais de 787 toneladas de resíduos. Esse número, no entanto, é cerca de 19% menor que o quantitativo produzido em 2019. No entanto, segundo Elci, o HC registrou aumento dos resíduos biológicos por conta da pandemia. Em 2020, foram quase 37 toneladas contra 1 tonelada em 2019.