Notícias
SAÚDE DO HOMEM
Declínio da fertilidade humana: fato ou ficção?
Belo Horizonte (MG) – O Hospital das Clínicas da UFMG (HC-UFMG/Ebserh) recebeu o professor titular aposentado da UFMG e escritor, Luiz Renato de França, referência em espermatogênese e um dos cientistas mais citados do mundo em sua área, para a aula magna "Declínio da Fertilidade Humana: Fato ou Ficção?". Cerca de 30 profissionais do Serviço de Urologia e de Reprodução Humana, além de outros médicos, alunos e professores do HC-UFMG participaram do encontro, que aconteceu na última quinta-feira (04) no auditório do Instituto Alfa.
A ideia era fornecer mais informações e apresentar ao público uma visão crítica sobre a literatura corrente relativa ao declínio da fertilidade humana, principalmente sobre a diminuição da concentração média de espermatozoides em homens, conforme explicou o urologista do HC-UFMG, Augusto Barbosa Reis.
Para isso, foi realizada uma revisão dos fenômenos envolvidos na produção de espermatozoides humanos (espermatogênese), comparando-os aos de outras espécies. Também foram abordados os possíveis fatores de risco correlacionados a esse fato e apresentados os dados mais recentes sobre o assunto.
O professor Luiz Renato de França, explicou que esse fenômeno também atinge o Brasil, por isso deve ser foco de atenção dos profissionais do HC-UFMG. “Além de mostrar comparativamente que a produção espermática diária (eficiência da espermatogênese) no homem é notadamente a mais baixa dentre os mamíferos já investigados, a apresentação de hoje ilustrou de maneira preocupante que o declínio da fertilidade no homem nos países industrializados é uma realidade que já mostra a sua face em nosso país”, disse.
Ele ainda acrescentou que, como a Faculdade de Medicina da UFMG tem destacados profissionais nesta área específica, “este momento representou também uma excelente oportunidade para a discussão de abordagens futuras, que mitiguem ou melhor compreenda as causas desse problema, que certamente trará graves consequências para a saúde reprodutiva masculina”, afirma.
Contexto
A fertilidade humana vem caindo gradualmente ao longo dos anos. Só no último meio século, houve uma queda de aproximadamente 50% em países industrializados. De acordo com o professor, a redução das taxas de fecundidade em humanos é multifatorial, isto é, possui motivações diversas.
Neste caso, elas podem ser tanto de ordem biológica quanto socioeconômica, relacionadas ao estilo de vida e/ou por questões médicas. Alguns exemplos são o aumento da idade paterna, poluição, atraso na gravidez, instabilidade econômica, dieta e nutrição, tabagismo, consumo de álcool, estresse, doenças crônicas, dentre outros.
Sobre a Ebserh
O HC-UFMG faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Redação: Ana Ulhôa
Revisão: Luna Normand
Tags: #reprodução humana, #fertilidade, #aula magna, #SUS, #HC-UFMG, #Ebserh, #UFMG