Notícias
Cirurgia robótica de coluna é tema de treinamento prático para residentes de Ortopedia do HC-UFMG
Belo Horizonte (MG) - Residentes de ortopedia do Hospital das Clínicas da UFMG (HC-UFMG/Ebserh) participaram na última sexta-feira, 28 de fevereiro, de treinamento prático de cirurgia de coluna com apoio de tecnologia robótica, nomeado Neuronavigation and robotic spine surgery, promovido pelo Laboratório de Cirurgia Experimental e Anatomia da Faculdade de Medicina da UFMG.
A atividade foi coordenada pelo professor do Departamento do Aparelho Locomotor (ALO), Jefferson Soares Leal e teve a participação de seis residentes de ortopedia do HC-UFMG/Ebserh. O professor ressalta o caráter inédito do treinamento, por ter sido realizado de forma gratuita para os residentes do HC e ter utilizado cadáveres frescos congelados (fresh frozen cadaver).
Os corpos são oriundos do Vida após a Vida, programa de doação de corpos para a ciência mantido pela Faculdade de Medicina da UFMG. A UFMG é a única instituição de ensino pública no Brasil a utilizar a tecnologia, que mantém a conservação dos corpos em câmaras de baixas temperaturas.
Diferente da conservação em formol, método mais comum, os corpos recebidos pela UFMG são rapidamente congelados após o óbito, garantindo maior integridade dos aspectos biológicos para pesquisas e aulas.
![]() |
![]() |
Vida após a Vida
Desde 1999, quando foi criado, o programa Vida após a Vida proporciona para os alunos da Faculdade e médicos especialistas a utilização dos corpos de doadores voluntários para estudo. O programa foi pioneiro no Brasil e ajudou o país a resolver questões éticas e legais.
Não há pré-requisitos ou contraindicações para a doação. É realizada uma entrevista com o doador para informá-lo sobre todos os procedimentos. Qualquer pessoa maior de 18 anos pode doar o corpo, preenchendo e assinando o Termo de Doação na Faculdade de Medicina da UFMG, com a assinatura de duas testemunhas. Menores de 18 anos podem doar com o consentimento da família.
O Programa aceita doadores de Belo Horizonte e outras cidades de Minas Gerais. Se o óbito ocorrer em outro estado, um programa de doação ligado à universidade mais próxima pode ser acionado para efetuar a doação. Consulte o site para saber mais.
Centro de Comunicação Social da Faculdade de Medicina da UFMG

