Notícias
TRADIÇÃO
“Natal Solidário” do HC-UFMG beneficia mais de 300 crianças e idosos
Belo Horizonte (MG) – Entre os dias 15 e 18 de dezembro, mais de 300 crianças e idosos puderam sentir o verdadeiro brilho e magia do Natal. Isso porque os colaboradores (servidores, empregados públicos e terceirizados) do HC-UFMG/Ebserh uniram-se em uma corrente de solidariedade para realizar a 19ª edição da campanha “Natal Solidário do Hospital das Clínicas da UFMG”.
Cada participante foi convidado a adotar uma das cartinhas escritas pelas crianças das creches Vovó Guiomar e Imaculada e pelos idosos das Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) Paulo Fagundes e Afonso Pena, endereçadas ao Papai Noel. Para atender a todos os pedidos, os participantes doaram: bonecas, carrinhos de controle remoto, dinossauros de brinquedo, jogos educativos, material escolar, kits de maquiagem, materiais de higiene, roupas, sapatos, dentre outros itens.
Uma das residentes do ILPI Afonso Pena, Margarida Rosa, de 84 anos, descreveu a oportunidade de receber esses presentes, ofertados com tanto carinho pela equipe do HC-UFMG, como maravilhosa. “Eu só tenho a agradecer a Deus e às pessoas que vieram nos prestigiar. Para mim, é uma grande alegria, e para as outras pessoas daqui também. Que vivamos cada vez mais na amizade e na gratidão. Obrigada de coração! Paz, saúde e alegria para todos”.
Segundo a coordenadora do local, Alessandra Amorim, essa parceria, que já dura 13 anos consecutivos, é muito especial, tanto para os idosos quanto para a instituição. “Para eles, traz esse momento de felicidade ao receber os presentes, né? Já para nós, é muito importante, porque vocês nos ajudam a proporcionar aquilo que a gente não tem condição de fazer”, afirma.
Já a coordenadora pedagógica da creche Vovó Guiomar, Érica dos Santos Durães, aproveitou o momento para demonstrar gratidão a todos os que colaboraram com a campanha. “É um prazer receber o pessoal do Hospital das Clínicas mais um ano. Desde 2018, eles fazem essa ação aqui na nossa creche, e as crianças ficam muito felizes ao receber os presentes. Então, eu só tenho a agradecer ao hospital e ao pessoal todo que faz essa doação para as nossas crianças. Desejo um Feliz Natal e um Feliz Ano Novo para todos vocês”.
Diante desse resultado, o superintendente do HC-UFMG, professor Alexandre Rodrigues Ferreira, reforçou o valor dessa mobilização como uma boa prática institucional. “Nesta época do ano, nossos colaboradores se unem, por meio dessa campanha, para oferecer um Natal mais acolhedor a quem precisa e levar alegria para esses lares. É uma demonstração de solidariedade que já é a marca da nossa comunidade hospitalar, que, durante todo o ano, dedica-se a prestar uma assistência humanizada e centrada no cuidado com as pessoas”, disse.
A campanha
Criada em 2006, a campanha “Natal Solidário do HC-UFMG” mobiliza, todos os anos, toda a comunidade hospitalar, demonstrando que fazer o bem de forma incondicional e sem esperar nada em troca é contagiante. Em quase duas décadas, mais de 5 mil cartas já foram adotadas pelos trabalhadores, que entregam não somente presentes, mas também carinho e amor.
Para o superintendente do HC-UFMG, é uma forma de o hospital “reforçar a sua missão de instituição pública formadora de pessoas, através do ensino, pesquisa e extensão, mas também solidária às populações socialmente vulneráveis”.
Sobre a Ebserh
O HC-UFMG faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Redação: Ana Ulhôa
Revisão: Luna Normand
Tags: #natal, #solidariedade, #papai noel, #campanha, #hc-ufmg, #UFMG, #Ebserh