Notícias
SEGURANÇA DO TRABALHO
Primeira Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho do HUCFF promove conscientização sobre a segurança
Rio de Janeiro (RJ) - De 24 a 28 de novembro, o Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), da UFRJ, abrigou sua I Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT), com o objetivo de promover a conscientização sobre a segurança no ambiente de trabalho e reforçar a importância de práticas preventivas entre os colaboradores. O evento, promovido pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio (CiPA+A), abordou uma série de temas voltados à saúde e segurança no trabalho dentro do HUCFF, que é vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
Chioro ressaltou compromisso em promover um ambiente de trabalho seguro e digno
Em sua fala de abertura, o presidente da Ebserh, Arthur Chioro, destacou iniciativas como a SIPAT para fortalecer a segurança dos trabalhadores e a qualidade do ambiente hospitalar. "Vocês terão a oportunidade de se preparar para ter um hospital mais seguro. A chegada da Ebserh vem fortalecer a capacidade de gestão dessa instituição, que é referência na assistência, no ensino e na pesquisa. Tudo isso graças aos trabalhadores e trabalhadoras, que fazem a UFRJ e o hospital no dia a dia. É preciso que todos os colaboradores trabalhem com segurança", afirmou Chioro.
Ele também ressaltou que a Ebserh, como empresa pública, tem um compromisso de prestar um bom atendimento aos usuários, como também promover um ambiente de trabalho seguro e digno para todos.
A programação da semana incluiu palestras sobre assédio moral, saúde mental, prevenção de incêndios, biossegurança e ergonomia. O evento contou ainda com ações de promoção de saúde e autocuidado, realizadas no hall de entrada do HUCFF, com a participação de profissionais da área de saúde e estudantes.
"Trabalho é meio de vida, não de adoecimento"
Diana Freitas Gualberto De Oliveira, Chefe do Setor de Desenvolvimento de Pessoal, destacou a relevância do evento, especialmente no contexto de um hospital universitário. "Recebemos mais de 1300 funcionários novos e não sabemos o grau de experiência deles. Cuidar, orientar e proteger esses trabalhadores é essencial, porque ninguém quer que um colega volte doente para casa. O trabalho é meio de vida, não meio de adoecimento ou morte", afirmou, enfatizando que a segurança não deve ser vista como uma imposição, mas como um cuidado necessário para garantir o bem-estar de todos.
A SIPAT, além de proporcionar uma reflexão sobre a segurança no trabalho, também visa criar uma cultura de prevenção e conscientização entre os colaboradores, tornando o HUCFF um ambiente cada vez mais seguro e saudável para todos.
CIPA+A já planeja a próxima ação
"Foi uma honra fazer parte deste momento histórico para os empregados do HU. Essa com certeza foi a primeira de muitas SIPAT, voltadas para a conscientização, informação, bem-estar e segurança do trabalhador", destaca o presidente da CIPA+A, comissão que organizou a semana, Adriano Santos da Costa.
Simone Oliveira, vice-presidente da comissão, compartilha do mesmo sentimento. "É sempre gratificante fazer parte de um evento voltando para a prevenção de acidentes. Foram meses de organização e empenho da CIPA+A para que os empregados pudessem desfrutar de um momento tão importante como esse. Que venha a próxima SIPAT!", comemora.
Sobre a Ebserh
O HUCFF faz parte do Complexo Hospitalar da UFRH, gerido pela Ebserh desde 2024. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Claudia Holanda
Coordenadoria de Comunicação Social/ Ebserh