Notícias
ACESSO
HUCFF alcança pela primeira vez meta integral de regulação de leitos clínicos
“Precisamos ampliar o quadro e integrar ainda mais os serviços assistenciais para que esse resultado se mantenha no longo prazo”, ressalta Nathalia Grativol, chefe da Unidade de Regulação Interna do HUCFF
Rio de Janeiro (RJ) - O Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF) alcançou, em setembro, pela primeira vez em sua história, o cumprimento integral da meta de admissões clínicas previstas no contrato de gestão. Ou seja, 30 internações mensais. Entre 2024 e 2025, as internações na maior unidade do Complexo Hospitalar da UFRJ, hoje gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), saltaram de 99 para 317. Com destaque para as internações clínicas, responsáveis sozinhas pelo incremento de 30 para 141 registros.
O ponto de virada para o desempenho do HUCFF está na mudança que estabelece o acesso ao hospital universitário exclusivamente pelos sistemas oficiais de regulação (SISREG e SER) a partir da Portaria SEI nº 042/2024. “Abandonou-se a lógica de leitos exclusivos por especialidade, adotando-se uma estratégia que prioriza a ocupação plena e otimizada da capacidade instalada. Atualmente, todos os leitos cirúrgicos do hospital estão organizados sem exclusividade de especialidade, favorecendo maior eficiência no fluxo de internações”, explica a chefe da Unidade de Regulação Interna 1, Nathália Grativol.
Mudanças nos fluxos
Para Nathalia, a medida favorece um alinhamento mais efetivo entre demanda e oferta de leitos e conferiu mais fluidez ao atendimento mesmo em momentos de alta pressão. “Ao integrar os leitos cirúrgicos em um único modelo, sem exclusividades, ganhamos eficiência e ampliamos nossa capacidade de resposta”, avalia.
Outro efeito positivo, segundo ela, está na melhora do diálogo com parceiros: “A centralização da abertura de prontuários pelas Unidade de Regulação Interna (URI-NIR) e gestão da capacidade assistencial instalada, tanto ambulatorial quanto hospitalar, permitiu melhor atendimento aos compromissos previstos na contratualização com os gestores municipal e estadual”, justifica.
Próximos passos
Apesar dos resultados expressivos, o HUCFF busca caminhos para manter o desempenho e consolidar o indicador de internações por regulação. Entre as prioridades, para o próximo período, estão a expansão de leitos, a continuidade do fortalecimento dos processos de gestão e o aprimoramento da comunicação interna para reforçar o papel estratégico da regulação. De acordo com Nathália, a sustentabilidade também depende do reforço das equipes técnicas da URI: “Precisamos ampliar o quadro e integrar ainda mais os serviços assistenciais para que esse resultado se mantenha no longo prazo”, ressalta.
Sobre a Ebserh
O HUCFF faz parte do Complexo Hospitalar da UFRJ, gerido pela Ebserh desde 2024. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Elisa Andrade
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh