Notícias
VISIBILIDADE
Exposição fotográfica destaca a beleza das enfermeiras negras do HUCFF
Exposição “Maria, Maria: mulheres negras na enfermagem, dom, amor e magia” aborda de forma sensível o desafio da invisibilidade racial na saúde
Rio de Janeiro (RJ) – O Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF) acolhe, a partir de 28 de novembro, a exposição “Maria, Maria: mulheres negras na enfermagem, dom, amor e magia”. A mostra reúne cerca de 30 fotografias em preto e branco que enfatizam a beleza, a dedicação e o cotidiano das profissionais de Enfermagem que atuam no Ambulatório e no Centro Cirúrgico da unidade hospitalar da UFRJ, administrada pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares. Aberta ao público e gratuita, a exposição permanece no hall principal do hospital até 9 de dezembro.
A iniciativa resulta de uma parceria entre a Escola de Enfermagem Anna Nery (EAN) e a Superintendência Geral de Ações Afirmativas, Diversidade e Acessibilidade (SGAADA/UFRJ), integrando a programação do Novembro Negro – mês da Consciência Negra. A mostra também compõe a agenda do projeto de pesquisa PIBIC/UFRJ “Estéticas Negras de Cuidado: Imagens Interseccionais na Saúde”, coordenado por Cecília Maria Izidoro Pinto, Maria da Soledade Simeão dos Santos e Keroulay Estebanez Roque.
A professora da Escola de Enfermagem Anna Nery e integrante da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros, Cecília Maria Izidoro Pinto, afirma que a principal motivação da exposição é enfrentar a invisibilidade histórica das profissionais negras na área do cuidado e fomentar reflexões sobre o racismo institucional. “É um desejo de fazer com que as estéticas negras, as mulheres negras belíssimas do hospital, possam estar em outro lugar, num lugar de exibição, de registro e de memória”, explica. Ela reforça que “o projeto tem essa necessidade de mostrar quem são elas, já que nós somos a maioria no cuidado de enfermagem”.
Negra e paciente da Nefrologia do HUCFF, Rosemary Pinto conta que ficou encantada com as imagens. “Eu achei lindo. Achei uma coisa que valoriza o serviço, engrandece elas e é merecido. Muito bom. Eu vejo como anjos, não como enfermeiras técnicas.” A paciente comenta ainda a experiência acumulada ao longo de décadas de tratamento apoiada pelas profissionais de saúde: “Em 25 anos de hemodiálise e de muitas cirurgias aqui posso dizer: o amor e o carinho aqui é imenso”.
Serviço
O que: Exposição “Maria, Maria: mulheres negras na enfermagem, dom, amor e magia”
Quando: até 9 de dezembro
Onde: Hall do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF/UFRJ)
Entrada: gratuita
Sobre a Ebserh
O HUCFF faz parte do Complexo Hospitalar da UFRJ, gerido pela Ebserh desde 2024. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Elisa Andrade
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh