Notícias
CAPACITAÇÃO
Curso sobre Doença Renal Crônica reúne profissionais da rede SUS no HUCFF
Rio de Janeiro (RJ) – O Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF/CH-UFRJ) realizou, na manhã do dia 10 de dezembro, o Curso de Atualização em Nefrologia – Prevenção da Doença Renal Crônica na Atenção Básica e Hospitalar, no auditório da Nefrologia (7º andar). A atividade, organizada pela Unidade de Contratualização em parceria com a Unidade de Nefrologia, buscou promover a integração da rede de saúde no município por meio de um espaço de capacitação planejado para profissionais da rede SUS. A iniciativa convergiu com as metas pactuadas com o gestor municipal (SMS-Rio).
“A quantidade de pacientes que desenvolvem doença renal crônica é muito grande e isso é tem alto custo para saúde do paciente e para o sistema público de saúde. Nesse sentido, nós dependemos de uma atitude conjunta entre os hospitais, a rede básica de saúde, ou seja, da atenção primária, secundária e terciária”, advertiu o nefrologista do CH-UFRJ, Egivaldo Fontes Ribamar, um dos coordenadores do curso. Segundo o médico do HUCFF, o objetivo principal da iniciativa consistiu no compartilhamento de experiências no sentido do diagnóstico e tratamento o mais cedo possível: “O tratamento precoce minimiza o risco de o paciente evoluir para a necessidade de diálise ou de transplante e, assim, ter uma vida mais saudável”.
Da pesquisa à atenção de base
O curso de atualização reuniu 23 profissionais indicados pela Subsecretaria de Atenção Hospitalar de Urgência e Emergência (SUBHUE) — todos médicos atuantes em UPAs e Centros de Emergência Regionais (CERs). De acordo com a nefrologista e também coordenadora da atividade, Renata Veríssimo, a proposta de atualização para a Rede Municipal buscou ir além da meta formal contratual de qualidade estabelecida entre o hospital e a SMS-Rio, que prevê a realização de uma capacitação por semestre para profissionais da rede, mirando na formação integral dos profissionais. “Mais do que atender ao contrato, buscamos fortalecer a integração com a rede municipal e exercer o papel do hospital universitário como produtor e disseminador de conhecimento. A capacitação qualifica o cuidado, favorece o diagnóstico precoce e aproxima os serviços”, resumiu Renata.
Esforço conjunto
Para o médico Dener Soldati, que atua na Emergência da UPA Del Castilho e no Hospital Municipal Francisco da Silva Telles, o mais enriquecedor da capacitação foi o acesso aos dados copilados: “O mais impactante é o aumento da quantidade de doentes crônicos e dados, porque é perceptível para gente que está na ponta, na prática, esse aumento. Mas conferir em dados é realmente muito alarmante. E a dificuldade para se organizar uma assistência para essa população que cresce progressivamente”, disse. Graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), considerou que o espaço de diálogo entre a academia e o profissional que atua na saúde de base contribui para um atendimento mais eficaz no dia a dia.
Programação científica
A programação acadêmica do Curso de Atualização em Nefrologia contemplou um conjunto de apresentações que abordam temas essenciais para o manejo da Doença Renal Crônica (DRC). A sequência incluiu um panorama de estratégias para identificação precoce da doença, exposto pelo dr. Egivaldo Fontes, uma atualização acerca de doença renal diabética, promovida pelo professor Alvimar Delgado, uma reflexão detalhada sobre aspectos da doença renal hipertensiva, esplanada pelo dr. João Paulo Zumack e, finalmente, a nutricionista Elizabeth Goes abordou os principais pontos da nutrição na DRC. O encontro foi encerrado pela discussão de um caso clínico sobre síndrome cadiorrenal-metabólica e pela experiência da visitação à Unidade de Diálise do HUCFF.
Sobre a Ebserh
O HUCFF faz parte do Complexo Hospitalar da UFRJ e é gerido pela Ebserh desde 2024. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Estatal foi criada em 2011 e atualmente administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm com características específicas atende pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoia a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Elisa Andrade
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh