Notícias
Cerimônia
Complexo Hospitalar da UFRJ inaugura memorial Clementino Fraga Filho
Rio de Janeiro (RJ) - O Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF) do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CH-UFRJ), vinculado à Rede Ebserh, inaugurou, na tarde ontem, (11/08) o memorial em homenagem ao médico e professor que dá nome ao hospital.
O evento ocorreu na Biblioteca do HUCFF que fica no 13º andar da instituição e contou com as presenças do reitor da UFRJ, Roberto Medronho, da vice-reitora, Cássia Curan Turci, do superintendente geral do CH-UFRJ, Amâncio Paulino Carvalho, de gestores, colaboradores, familiares e convidados.
Primeiro diretor do HUCFF, o professor Clementino Fraga Filho foi médico clínico, reitor da UFRJ entre 1966 e 1967, diretor da Faculdade de Medicina da UFRJ em 1978, e um dos responsáveis pela fundação do hospital, inaugurado em março de 1978.
“É muito bom que a gente tenha a oportunidade de reunir as pessoas para falar sobre Clementino Fraga Filho”, diz o superintendente geral do CH-UFRJ, Amâncio Paulino Carvalho.
Para o reitor da UFRJ, Roberto Medronho, Clementino Fraga Filho é um dos ícones da UFRJ. Segundo ele, o homenageado foi um brilhante médico, um professor inovador e sua contribuição na área médica e administrativa foi muito grande. “Era um humanista, homenagens, como essa, fazem jus a esse grande brasileiro”, comenta o reitor.
O Memorial Clementino Fraga Filho é um espaço físico destinado à exposição, dentro da biblioteca do HUCFF, de itens que pertenceram ao médico, sendo uma réplica do seu consultório, contendo sua mesa, balança, maca, livros e outros itens pessoais, montado cuidadosamente com intuito de preservar a memória institucional, valorizar a história da UFRJ e do ensino da Medicina no país.
O memorial nasceu da articulação entre o Sistema de Bibliotecas da UFRJ (Sibi), as bibliotecárias do hospital e o professor Eduardo Fraga, filho do homenageado.
“A nossa ideia foi isso, manter uma memória, não só apenas no nome do hospital, mas manter a memória do que foi a vida”, comenta o filho do Dr. Clementino, o professor Eduardo Fraga.
Para a bibliotecária do HUCFF, Eliana Rosa da Fonseca, uma das responsáveis pelo memorial, esse momento de hoje é só o registro de um projeto de grandes dimensões.
“O momento de hoje é uma oficialização, um momento de festa, de celebração, de recordação, a gente tem muito trabalho ainda para fazer, mas eu queria que ficasse registrado a dimensão desse projeto”, declara a bibliotecária.
O Memorial fica na entrada da Biblioteca do HUCFF, que funciona de segunda a sexta, das 7h às 16h, na R. Prof. Rodolpho Paulo Rocco, 255 - 13º andar - Cidade Universitária, Rio de Janeiro.
Rede Ebserh
O Complexo Hospitalar da UFRJ (CH-UFRJ) é administrado pela Ebserh, desde junho de 2024, e abrange o Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), a Maternidade Escola (ME) e o Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira (IPPMG). Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.