Notícias
SEGURANÇA DO TRABALHO
CIPA é instalada no Complexo Hospitalar da UFRJ durante o abril Verde
Rio de janeiro (RJ) – A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio (CIPA) foi instalada no Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CH-UFRJ) durante o abril Verde, que é dedicado à conscientização sobre a saúde e segurança no trabalho. No dia 2 de abril, foram empossados os representantes para a gestão 2025/2026 do Hospital Clementino Fraga Filho (HUCFF) e do Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira (IPPMG), que fazem parte do complexo, gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) desde junho de 2024.
É a primeira vez que a CIPA é instituída após a adesão à Ebserh, que uniu os hospitais no formato de complexo hospitalar. A CIPA atua na prevenção de acidentes e, mais recentemente, também para evitar qualquer tipo de assédio.
“É um momento histórico, sem dúvida. A CIPA é uma organização autônoma e representa uma possibilidade de diálogo permanente entre os dirigentes e os trabalhadores. Então, é necessário que os representantes expressem essa autonomia abordando as dificuldades. Desejo que cobrem os dirigentes com vigor, pois a gestão precisa desse contraponto”, estimulou o Superintendente Geral do complexo, Amâncio Paulino de Carvalho, que integrou a mesa.
Também participaram da mesa o superintendente administrativo do HUCFF, Cassiano Moraes Falleiros; o superintendente executivo do HUCFF, Marcos Alpoim Freire; o Chefe da Unidade de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho (USOST) do HUCFF, Bruno Moreira Nogueira Vilela; o chefe da USOST do IPPMG, Valmir Jhonatta Almeira Barbosa; e a chefe da USOST da Maternidade Escola, Livia Mendes Falcão. Após as saudações dos integrantes da mesa, os representantes da CIPA receberam o termo de posse.
A CIPA
A CIPA atua na prevenção de acidentes, eliminando e/ou reduzindo os riscos e doenças relacionadas no trabalho. Cabe a essa comissão identificar os riscos do processo de trabalho bem como elaborar um plano que possibilite a ação preventiva na solução de problemas de segurança e saúde no trabalho, com a participação dos trabalhadores e da Unidade da Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho (USOST).
Titulares e suplentes eleitos no HUCFF
Simone da Conceição Oliveira - Técnica Em Enfermagem
Jefferson de Faria Rodrigues - Assistente Administrativo
Bruna Novelli de Oliveira – Enfermeira
Felipe Jorge Prudencini Machado - Analista Administrativo
Haroldo Tristão Viana da Costa - Analista Administrativo
Cristina Ferreira e Teixeira – Bióloga
Maria de Lourdes Pereira de Alvarenga Freire - Técnica em Contabilidade (suplente)
Marcos Antônio Machado Barboza Filho - Assistente Administrativo (suplente)
Wemerson Carlos Moreira Marinho - Técnico em Enfermagem (suplente)
Marcela De Fatima Menezes Máximo Cavalcanti – Advogada (suplente)
Titulares e suplentes eleitos no IPPMG
Rayane Fernandes dos Santos - Técnico em Farmácia
Alessandra De Oliveira e Oliveira – Técnica em Enfermagem
Luciana Freitas Colosimo – Técnica em Enfermagem
Izabelle Da Silva Piedade - Fisioterapeuta
Ellen Christine Figueiredo De Souza - Assistente administrativo (suplente)
Yann Araujo Guimarães - Terapeuta ocupacional (suplente)
Sobre a Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem
pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Claudia Holanda
Coordenadoria de Comunicação Social da Rede Ebserh
Categoria: Comunicação Governamental