Notícias
CULTURA ORGANIZACIONAL
Após seis anos, IPPMG revive o festival artístico Prata da Casa
Rio de Janeiro – Nem só de aulas, pesquisas, exames e diagnósticos vivem os hospitais universitários. O Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira (IPPMG) encerrou o ano letivo em clima festivo com a edição 2025 do Prata da Casa, realizada no Anfiteatro Nobre em 2 de dezembro. O encontro cultural reuniu estudantes, docentes, profissionais da assistência e da administração, pacientes e demais colaboradores em torno de diversas expressões artísticas, como música, dança, fotografia, pintura e artes cênicas.
Com trilha sonora variada e atmosfera contagiante, a atividade marcou o retorno da integração comunitária do IPPMG após longo período de interrupção provocado pela pandemia de covid-19, que levou à suspensão do festival em 2020. “Neste auditório, vivemos momentos muito felizes com pessoas queridas. Essa é uma tradição muito especial do hospital. É o Prata da Casa novamente”, celebrou o superintendente executivo da unidade pediátrica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), gerida pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Giuseppe Pastura.
Ao longo da programação, sete números musicais ressaltaram a diversidade da produção nacional, trazendo samba, pagode, choro, axé, forró e pop-rock. As performances vocais tiveram participação marcante das crianças, conferindo um toque ainda mais afetivo à confraternização. Os graduandos também se destacaram, especialmente a Bateria da Medicina, Vanguarda, que animou o público com arranjos vibrantes que mesclaram samba e funk.
O Prata da Casa 2025 contou ainda com apresentações carismáticas, como a dança enérgica das Frenéticas do IPPMG e o número circense da Roda de Palhaço do Hospital. Na entrada do auditório, o público pôde conferir uma exposição de pinturas e fotografias do infectologista Ricardo Hugo Oliveira. A cerimônia abriu com uma homenagem virtual ao professor Roberto Aires — referência no IPPMG, falecido em maio de 2021 e presença constante em edições anteriores — e foi encerrada por um vídeo enviado pelo professor aposentado e ex-vice-reitor da UFRJ (2011–2015), Antônio Ledo.
Sobre a Ebserh
O Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira (IPPMG) faz parte do Complexo Hospitalar da UFRJ, gerido pela Rede Ebserh desde junho de 2024. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Estatal foi criada em 2011. Atualmente, a empresa pública administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Vinculadas a universidades federais, essas unidades têm as características específicas de atender a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e ao mesmo tempo que apoiar a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Elisa Andrade
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh