Notícias
RELATOS E HISTÓRIAS
Conheça a história do atleta Juscelino Guedes: no HUGV ele venceu mais uma maratona!
O maranhense Juscelino do Livramento Guedes, 55 anos, tem uma trajetória de vida marcada pela superação. Operador de empilhadeira, casado com Maria de Jesus Souza e pai de três filhos – Milena, Kleber e Elaine –, descobriu na corrida, em 2009, uma nova paixão ao buscar perder peso.
Determinado a superar seus próprios desafios, inscreveu-se em sua primeira maratona. “Na competição, vi pessoas mais velhas do que eu, e aquela visão me motivou! Como podia eu, sendo mais jovem, não ter fôlego e preparo para completar um percurso de 5 km?”, relembra.
Desde então, muitas outras corridas vieram, com muito empenho de Juscelino, que se envolveu numa rotina de treinamentos durante a semana, além da mudança de alimentação, adaptando-se a uma vida de atleta e marcando presença nas corridas de rua da cidade de Manaus. Além das fronteiras, também percorreu maratonas em Roraima e em Minas Gerais. Foram muitas as conquistas!
Mudança de perspectiva
Mas a vida sempre nos reserva surpresas e em maio de 2022, um acidente motociclístico mudou o ‘percurso’ dos planos de Juscelino, quando retornava de um treinamento para uma maratona.
“Eu estava atravessando um cruzamento de moto e um carro ultrapassou o sinal vermelho e me atingiu. Nesse acidente, fiquei com várias fraturas do lado direito do corpo: clavícula, joelho, punho, escápula. Fiquei consciente o tempo todo e na mesma hora, passou na minha cabeça que eu não voltaria mais a andar. Fui encaminhado e atendido no Hospital 28 de Agosto e, cinco dias depois, fui transferido para o HUGV-Ufam”, recorda.
Um passo de cada vez
Juscelino começou seu tratamento no HUGV, passando por diversas cirurgias e ressalta que foi muito bem recebido pelos médicos, terapeutas, cirurgiões e equipe de enfermagem. “Só gratidão pelo acompanhamento que estou tendo até hoje”.
“Tive vários progressos, porque quando cheguei ao hospital estava 'todo quebrado' e não acreditava que ainda fosse andar um dia. Estou me recuperando e é só uma questão de tempo para eu voltar a ter uma vida normal. O cuidado do fisioterapeuta do HUGV-Ufam, Víctor Aquino, e demais profissionais da equipe é maravilhoso... eu vou seguindo o tratamento que é muito bom e melhorando dia após dia” relata Juscelino.
Hoje, Juscelino comemora as vitórias alcançadas: “Já estou andando e trotando. Já consegui fazer uma prova de 5km e cheguei em 3º colocado na minha categoria. E eu entreguei o troféu para a equipe do Serviço de Reabilitação do HUGV, como forma de gratidão, porque eles me ajudaram a chegar até aqui e como estímulo aos demais pacientes que passam pela mesma situação que eu passei! E eu deixo o meu recado para todos que passam pela situação que eu passei: em primeiro lugar, na vida, a gente tem de agradecer a Deus por estar de pé!”, destaca.
O fisioterapeuta Víctor Aquino explica que Juscelino Guedes operou a fratura de platô tibial do joelho direito em 2022 e retirou a placa em 2024. Atualmente, está apenas fazendo trote leve e musculação terapêutica e os treinos mais pesados serão liberados daqui há 30 dias. “A perspectiva é que ele corra 10km em competições, ainda no ano de 2025. Para maratona, ele deve se preparar para correr em 2026”.
Aquino finaliza: “Para quem pensou que nem andaria no momento do acidente de moto, Juscelino voltou a correr e a vislumbrar uma maratona de rua, que é um sonho que está se realizando gradualmente e com prudência”.
