Notícias
EDUCAÇÃO
Resultados da Pesquisa de Satisfação do Ensino demonstram alta qualificação do HUGV-Ufam na formação de profissionais da saúde
- Foto: Francisco Willian Saldanha
Manaus (AM) – O Hospital Universitário Getúlio Vargas da Universidade Federal do Amazonas (HUGV-Ufam), que faz parte da Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), segue fortalecendo suas práticas de formação profissional observando a opinião da comunidade hospitalar. Dados da edição mais recente da Pesquisa de Satisfação do Ensino (PSE) demonstraram uma alta avaliação positiva de estudantes e docentes em relação a sua formação profissional. Esse levantamento foi realizado entre outubro e dezembro de 2025, e consolidado neste primeiro mês de 2026.
O HUGV-Ufam contou com o total de 277 respostas, sendo 220 a quantidade de estudantes (entre residentes, graduandos e alunos de ensino técnico) e 57 a quantidade de professores e preceptores. Os resultados revelaram que 95,5% indicam o HUGV-Ufam como cenário de prática em ensino de saúde e que 74,1% da comunidade acadêmica está satisfeita, sendo essas porcentagens superiores à média dos HUF da Rede Ebserh (93,9% e 72,7%, respectivamente) e melhores quando comparadas à pesquisa do ciclo de 2024.
Para a Diretora de Ensino, Pesquisa e Inovação, Cristiane Melo, a PSE é um instrumento estratégico para qualificar continuamente a formação profissional nos 45 hospitais da Rede Ebserh, fortalecendo a gestão participativa e o aprimoramento permanente do ensino. “Seus resultados evidenciam a excelência dos hospitais universitários como cenários de prática e orientam decisões baseadas em evidências. Trata-se de uma ferramenta essencial para integrar assistência, ensino, pesquisa e inovação com qualidade e compromisso público, além de ser a base para a construção do plano de melhoria para a área do ensino”, declarou.
O gerente de Ensino e Pesquisa do HUGV-Ufam, Raymison Monteiro, corrobora que esse resultado reafirmando o compromisso institucional com a formação de profissionais de saúde, pautado na escuta qualificada desse processo de aprendizagem. Destaca, ainda, que todos os itens tiveram melhorias em suas notas em comparação com os anos anteriores, resultado do empenho conjunto da GEP e demais gerências visando destacar o HUGV-Ufam em uma das suas principais missões, que é o Ensino.
A PSE aborda aspectos ligados a quatro eixos: infraestrutura hospitalar (espaços físicos, recursos, limpeza, tecnologia); aos serviços/cenários de prática (organização dos serviços assistenciais, acolhimento, organização de fluxos, quantitativo de casos clínicos); preceptoria (apoio, participação, orientação, disponibilidade); e formação profissional (estágios, conhecimento adquirido na assistência, oferta de projetos de pesquisa e extensão).
Resultados nacionais
A Pesquisa é conduzida pela Diretoria de Ensino, Pesquisa e Inovação (DEPI) em parceria com a Ouvidoria-Geral da Ebserh e teve a participação de 8.382 pessoas, entre alunos de graduação, do ensino técnico e residentes (5.216), além de professores e preceptores (3.166).
Entre os principais resultados obtidos nacionalmente, 93,9% indicaram os Hospitais da Rede e o nível de satisfação com relação às instituições como cenário de prática foi de 72,7%. Também foi possível verificar que 85% dos participantes afirmaram ter boa experiência de aprendizado junto à assistência prestada ao paciente, e que o índice de atribuição de notas entre 7 e 10 pelos estudantes aos hospitais foi de 79%.
O ouvidor-geral, Diego Henrique Rezende, defendeu que a Pesquisa representa um avanço importante para a concretização de uma gestão coletiva e preocupada com a democratização das relações nos hospitais universitários federais. “Esse conjunto de elementos favorece a adoção de decisões mais assertivas, contribuindo com o aprimoramento do ensino, pesquisa e inovação”, concluiu.
A pesquisa é feita anualmente desde 2019. Confira os resultados desta edição e das anteriores clicando aqui.
Sobre a Ebserh
O HUGV-Ufam faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Marília Rêgo e Anik Espara com revisão de Danielle Campos
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh