Notícias
Atuação conjunta
Marinha do Brasil realiza visita técnica ao heliponto do HUGV-Ufam
Manaus (AM) – O Hospital Universitário Getúlio Vargas da Universidade Federal do Amazonas (HUGV-Ufam), administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), recebeu na manhã desta quarta-feira (7) uma visita técnica da Marinha do Brasil ao heliponto da unidade. A ação teve como objetivo verificar as condições operacionais do espaço para eventual recebimento de helicópteros em missões especiais de transporte aeromédico.
A comitiva foi liderada pelo Comandante do 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Noroeste (1º EsqdHU-91), Capitão de Fragata João Langsch Neto, acompanhado por integrantes da equipe técnica da Marinha. O grupo foi recepcionado pelo superintendente do HUGV-Ufam, Plínio Monteiro, que destacou a importância da integração interinstitucional para ampliar o acesso à assistência em saúde, especialmente em regiões remotas da Amazônia.
Durante a visita, foram avaliados aspectos estruturais e operacionais do heliponto, considerando a possibilidade de uso em operações conjuntas nas quais navios da Marinha façam a conexão com o HUGV, com o translado de pacientes realizado por meio de helicópteros. A iniciativa visa fortalecer a logística de atendimento a pacientes provenientes de localidades distantes, onde o acesso terrestre é limitado.
Participaram do encontro colaboradores do HUGV-Ufam, incluindo o chefe da Divisão de Logística e Infraestrutura Hospitalar, Rodrigo Icles Rabelo; o chefe da Divisão de Administração Financeira, Leandro Castelo Branco da Costa; a chefe da Unidade de Comunicação Regional 12, Anik Coelho Espara Seixas; o chefe do Setor de Infraestrutura Física Elder Silva Vasconcelos; o engenheiro civil Ronaldo Dantas Lima; o arquiteto Ronaldo Rodrigues de Oliveira; o físico-médico Daniel Lemos Machado de Souza e a analista administrativa Deise Joana Pamplona dos Santos.
A visita técnica reforça o compromisso do HUGV-Ufam e da Marinha do Brasil com a cooperação institucional e com a busca de soluções integradas que contribuam para a ampliação e qualificação da assistência à saúde na região amazônica.