Notícias
DEZEMBRO VERMELHO
HUGV-Ufam promove jornada científica em workshop sobre HIV/Aids
MANAUS (AM) - O Hospital Universitário Getúlio Vargas, da Universidade Federal do Amazonas (HUGV-Ufam), vinculado à Empresa Brasileira de Serviço Hospitalares (Ebserh), realizou no dia 4 deste mês o I Workshop de HIV/Aids, com o tema “I igual a 0: Recomeçar pela informação e pela prevenção”, com foco no fortalecimento da promoção da informação, da prevenção, da assistência e do combate ao estigma relacionado ao HIV. A atividade integra a campanha do Dezembro Vermelho, dedicado ao assunto.
A enfermeira Elizabeth Fragata, coordenadora do Serviço de Vigilância Epidemiológica do HUGV, explicou que o tema foi baseado na escolha do Ministério da Saúde, que é I igual a zero: “O nosso tema é I igual a zero, recomeçar pela informação e pela prevenção. O I é relacionado a indetectável, porque o portador do HIV, se ele faz o tratamento corretamente, ele passa a ser indetectável. E ele sendo indetectável, ele não passa, não transmite a doença. E por conta dessa questão da informação, que é necessária, nós realizamos o primeiro workshop de HIV/AIDS do Hospital Universitário Getúlio Vargas”
O superintendente do hospital, Plínio José Cavalcante Monteiro, destacou a importância do tema abordado pelas equipes do HUGV no Workshop, falou sobre a atuação dos profissionais no combate ao estigma e do papel do Sistema Único de Saúde (SUS) na luta contra para acolhimento, tratamento e acompanhamento de pessoas convivendo com HIV. “O tema é relevante e atual e nós precisamos nos debruçar constantemente sobre ele, na forma de assistência, ensino e pesquisa para entender e apresentar e debater soluções para esta temática”, resumiu o gestor.
A gerente de Atenção à Saúde do HUGV-Ufam/Ebserh, Tatiane Lima Aguiar, parabenizou a equipe pela realização do evento, ressaltando a grande demanda na região e a importância do combate ao preconceito. Ela destacou ainda, as conquistas na área de saúde no Brasil, como a oferta de medicamentos mais eficazes e o recém anunciado controle da transmissão vertical (de mãe para filho), como exemplo de ações dos profissionais de saúde nesta área, embora ainda existam muitos desafios pela frente.
“Nós evoluímos bastante, então é sempre bom a gente trazer esse tipo de evento para lembrar que é uma história interessante dentro da medicina, dentro da saúde e de êxito, mas isso não significa que tenhamos controle ainda do problema. Temos vários desafios, o HIV recrudesce em alguns grupos específicos, ainda existe necessidade de ações educativas. Então, o fato é que a gente precisa sempre estar nos atualizando e nos sensibilizando”, acrescentou Tatiane Aguiar.
A gerente de Ensino e Pesquisa do hospital, Camila Maria Paiva Franca Telles, ressaltou a importância de conscientizar a comunidade acadêmica e assistencial sobre o tema. “Gostaria de parabenizar a equipe pela iniciativa de realização deste evento e que seja uma forma de educação continuada, que seja o primeiro de muitos”, afirmou.
A chefe da Unidade de Vigilância em Saúde, Alessandra Nogueira, elogiou os organizadores do evento, destacou a participação dos profissionais do HUGV no evento e fez questão de convocar todos os participantes para as palestras que fizeram parte do workshop. “Aproveitam, pois são temas atuais e muito importantes que estão sendo apresentados nestas palestras”, disse.
O evento contou com atividades presenciais no Térreo do HUGV, no Auditório do 6º andar e em diversas unidades assistenciais, onde foram promovidas blitz educativas. A programação realizada durante todo o dia, incluiu stand instagramável, blitz educativas nas unidades de internação, com orientações, panfletagem, dinâmicas, distribuição de preservativos e brindes, além de palestras e oficinas com temas como: Epidemiologia Atual do HIV no Amazonas; Profilaxia Pós-Exposição (PEP); Profilaxia Pré-Exposição (PrEP); Acolhimento ao Paciente com HIV; Triagem e Diagnóstico do HIV e sorteios de brindes.
Sobre a Ebserh
O HUGV-Ufam faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Sinval Paulino
Coordenadoria de Comunicação Social
Tags: workshop; hiv/aids; dezembro vermelho; hugv-ufam; ebserh