Notícias
GESTÃO DE PESSOAS
HUGV-Ufam promove cursos de capacitação para gestores e preceptores
MANAUS (AM) - Colaboradores do Hospital Universitário Getúlio Vargas, da Universidade Federal do Amazonas (HUGV-Ufam), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), participaram, no início deste mês, de dois cursos organizados pela Unidade de Desenvolvimento de Pessoal (UDP), enfocando temas importantes nas relações pessoais e profissionais. As atividades foram realizadas na Etapa B do hospital.
Durante todo o dia 1º deste mês, foi realizada a Oficina de Práticas em Gestão de Pessoas, voltada para gestores; e de 1º a 3 de dezembro aconteceu o Curso Introdutório em Técnicas de Preceptoria de Residência em Saúde, para os preceptores, no período da manhã e tarde, em dias alternados. Os cursos foram ministrados pelos profissionais do Hospital Universitário da Universidade Federal de São Carlos (HU-UFSCar), da rede Ebserh, localizado em São Carlos-SP, sendo os médicos Humberto Sadanobu Hirakawa e Alice De Queiroz Constantino Miguel, e a nutricionista Elaine Gomes Da Silva.
A chefe da UDP do HUGV-Ufam/Ebserh, Gerusa Menezes de Carvalho, explicou que no curso para gestores foram apresentados temas como comunicação não violenta, assédio moral e sexual, mediação e conflitos e gestão do tempo. Na capacitação para preceptores, a programação inclui feedback, comunicação não violenta, assédio moral e sexual, preceptor-minuto, mediação de conflitos e gestão do tempo.
Gerusa Carvalho disse que as capacitações sobre as formas de assédio devem ocorrer frequentemente, devido aos impactos na saúde dos trabalhadores e na produtividade decorrentes de ambientes onde podem ocorrer as práticas assediadoras. “O HUGV identificou a necessidade de capacitar os gestores quanto ao modo como estão fazendo feedback positivo e corretivo. Nesse sentido, a Divisão de Gestão de Pessoas, por meio de sua UDP, promoveu essa capacitação”, explicou.
Segundo ela, o preceptor deve estar preparado para, por meio do exemplo, ensinar boas práticas aos residentes. “Isso significa que ambos devem se relacionar de forma respeitosa e urbana, evitando práticas assediadoras”, justificou a chefe da UDP, acrescentando que um dos indicadores do Acordo Organizativo de Compromissos é justamente a capacitação de preceptores.
Nas capacitações, os facilitadores usaram exposição dialogada e técnica de role-play para estudos de caso. Participaram das atividades em torno de 30 gestores e 60 preceptores, que responderam a um questionário no final das capacitações. Entre os comentários, foram apresentados elogios pela realização do curso, para os facilitadores, e até sugestões para aumentar o tempo das capacitações para otimizar o aproveitamento dos tópicos abordados.
Sobre a Ebserh
O HUGV-Ufam faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Sinval Paulino
Coordenadoria de Comunicação Social
Tags: comunicação não violenta; assédio; gestão do tempo; gestão de conflito; gestão de pessoas; curso; capacitação; hugv-ufam; ebserh