Notícias
DIA MUNDIAL DA QUALIDADE
HUGV-Ufam participa da 6ª edição da AVAQualis
Manaus (AM) – O Hospital Universitário Getúlio Vargas da Universidade Federal do Amazonas (HUGV-Ufam), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realiza entre os dias 24 de novembro e 05 de dezembro, a 6ª edição da Avaliação Interna da Qualidade (AVAQualis), sob a responsabilidade da Comissão de Avaliação Interna da Qualidade (CAIQ), por meio da Portaria-SEI nº 280, de 06 de novembro de 2025. A ação faz parte do Programa Ebserh de Gestão da Qualidade (PGQuali) e tem como objetivo fortalecer a cultura de melhoria contínua nos hospitais universitários federais que integram a Rede Ebserh. Em 2025, a avaliação interna ganha destaque durante as comemorações do Dia Mundial da Qualidade, celebrado em 13 de novembro.
Neste ano, a AVAQualis concentra-se nas linhas de cuidado cirúrgica e oncológica, seguindo o Plano de Negócios da Ebserh e as diretrizes da Portaria-Sei nº 35/2021, que orienta o planejamento, a execução e a análise dos resultados das ações de qualidade.
Programação local
Previamente ao período de realização da AVAQualis, os avaliadores e os líderes da qualidade foram capacitados quanto a metodologia proposta da avaliação. Durante o período de avaliação, o HUGV-Ufam promoverá visitas in loco para analisar processos gerenciais, organizacionais, de suporte e primários por meio de entrevistas com os líderes da qualidade, profissionais, residentes, alunos e pacientes, bem como apurar documentos institucionais previstos no Manual de Requisitos do PGQuali.
A cerimônia de abertura da 6ª AVAQualis ocorreu no dia 26 de novembro de 2025, em formato on-line, reunindo gestores, líderes da qualidade e representantes das unidades assistenciais, administrativas e de ensino do hospital. Durante o evento, foram registradas as presenças da Superintendência, das gerências de Atenção à Saúde, Ensino e Pesquisa, e Administração, além da equipe da Unidade de Gestão da Qualidade e Segurança do Paciente. A programação incluiu falas institucionais que reforçaram o compromisso com a melhoria contínua, seguidas da palestra “Avaliação Interna da Qualidade do HUGV 2025”, ministrada por Alan de Oliveira Rezende, coordenador da CAIQ, consolidando o alinhamento estratégico da avaliação interna com os princípios do PGQuali.
De acordo com o Alan de Oliveira Rezende, coordenador da CAIQ, os objetivos da AVAQualis são “verificar a realidade do hospital de modo amplo, identificar oportunidades de melhoria, estimular a melhoria contínua e contribuir para o cuidado seguro e efetivo ao paciente, a eficiência na gestão e a formação qualificada dos estudantes”, destacou.
Avaliação interna e melhoria contínua
A AVAQualis é uma atividade periódica e não punitiva, conduzida por Comissões de Avaliação Interna da Qualidade em cada hospital. Nessas etapas, as equipes locais verificam o cumprimento de requisitos definidos no Manual do PGQuali, o que permite identificar oportunidades de aprimoramento e consolidar relatórios encaminhados à Superintendência e à Administração Central da Ebserh.
Segundo a Chefe de Serviço de Gestão da Qualidade da Ebserh, Márcia Amaral Dal Sasso, os resultados obtidos pela AVAQualis e consolidados em relatórios encaminhados à Superintendência do Hospital Universitário e à Administração Central da Ebserh “são fundamentais para refletir a realidade dos HUF, considerando o grau de conformidade dos processos e identificando oportunidades de aprimoramento”.
Márcia destaca que qualidade e segurança são dimensões indissociáveis do cuidado em saúde. Isso porque a proposta é de identificar todos os procedimentos de saúde sujeitos a riscos e adotar medidas sistemáticas para mitigá-los, considerando as prioridades nacionais e locais.
Indicadores internacionais
De acordo com a OMS, qualidade em saúde é o grau em que os serviços de saúde para indivíduos e populações aumentam a probabilidade de desfechos desejáveis de saúde e estão em conformidade com o conhecimento profissional atual. “Assim, qualidade não se restringe à segurança do paciente: ela também envolve equidade e cuidado centrado na pessoa — princípios que orientam o trabalho desenvolvido pelo SGQ e pelas equipes dos Setores de Gestão da Qualidade (STGQ) dos HUF”, frisa Márcia.
Sobre a Ebserh
O HUGV-Ufam faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Elisa Andrade e Anik Espara, com revisão de Danielle Morais
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh