Notícias
HOMENAGEM
HUGV-Ufam marca Dia do Fonoaudiólogo com atividades sobre a profissão
MANAUS (AM) - O Serviço de Fonoaudiologia da Unidade Multiprofissional do Hospital Universitário Getúlio Vargas da Universidade Federal do Amazonas (HUGV-Ufam), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), promoveu uma série de atividades no início deste mês para marcar o Dia do Fonoaudiólogo. Na programação, foram incluídas palestras, distribuição de material informativo sobre a atuação no hospital e ações sobre prevenção e tratamento fonoaudiológico.
A fonoaudióloga Gabriela Scharra Rangel Santana Xavier explicou que as atividades são relevantes para marcar o Dia do Fonoaudiólogo, 9 de dezembro, considerando a importância da atividade dos profissionais no hospital, que atuam nas áreas de Motricidade Orofacial, Linguagem, Voz, Audiologia, Disfagia e Fonoaudiologia Hospitalar, além de especialidades como Fonoaudiologia Educacional, Gerontologia, Saúde Mental, Neonatologia e Reabilitação neurológica, entre outras.
Segundo ela, o fonoaudiólogo atua no diagnóstico e tratamento de alterações respiratórias, alimentação e deglutição, comunicação oral e escrita, adaptação de próteses auditivas, cuidados vocais e suporte à comunicação de pacientes com limitações motoras ou cognitivas. “Essa amplitude de atuação contribui de forma decisiva para a autonomia, segurança e qualidade de vida dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS)”.
Gabriela Scharra acrescenta que a comemoração da data é uma forma de mostrar o reconhecimento da profissão, valorizar os profissionais que atuam nesta área fortalecendo o SUS, conscientizar sobre a importância da comunicação e suas áreas para melhora da qualidade de vida do paciente e promover a saúde.
Mais de 7 mil pacientes atendidos em um ano
No HUGV-Ufam o Serviço de Fonoaudiologia realiza cuidado especializado de média e alta complexidade para restaurar segurança, funcionalidade e qualidade de vida, computando ao logo do ano, um total de 4.212 pacientes internados atendidos, além de 3.195, no ambulatório. Atualmente, seis profissionais de fonoaudiologia atuam no hospital. Os atendimentos ambulatoriais são destinados exclusivamente aos pacientes do próprio HUGV, mediante encaminhamento interno
“Atuamos diariamente no cuidado de pacientes com condições clínicas e cirúrgicas complexas. Nosso foco é recuperar funções essenciais da vida humana: engolir com segurança, falar com clareza, respirar adequadamente, se comunicar com autonomia e ouvir com qualidade. Tudo com base em ciência, acolhimento e integração multiprofissional”, destaca Márcia Pastor, fonoaudióloga do HUGV.
O HUGV realiza exame de Videoendoscopia da Deglutição (VED), em parceria com a Otorrinolaringologia, permitindo observar a deglutição em tempo real, identificar riscos de aspiração e orientar de forma precisa a dieta e o tratamento fonoaudiológico, especialmente em casos de alta complexidade. E com o Serviço de Audiologia, realiza exames essenciais para diagnóstico e acompanhamento pré e pós-operatório de cirurgias otológicas.
Gestor destaca integração com área assistencial
A programação organizada pela equipe do hospital começou na manhã do dia 10 de dezembro, quando os gestores do hospital deram as boas-vindas aos participantes do evento. O superintendente do hospital, Plínio José Cavalcante Monteiro, ressaltou a integração da Fonoaudiologia com as atividades assistenciais do hospital e a importância desta profissão para o bem-estar do paciente. “A Fonoaudiologia já nasce integrada com outras áreas de saúde; são várias profissões que contam com o apoio desta profissão na resolução de problemas muitas vezes graves destes pacientes”, disse o gestor.
Em seguida, acadêmicas do curso de Fonoaudiologia detalharam as diferentes áreas de atuação dos profissionais no hospital. Também foram realizadas demonstrações práticas, exposição de materiais educativos e atividades interativas de conscientização em saúde. A atividade reforça o compromisso do HUGV com a educação em saúde, a integração multiprofissional e a valorização das categorias profissionais da instituição.
Sobre a Ebserh
O HUGV-Ufam faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Sinval Paulino, com informações da Unidade de Comunicação Regional 12
Coordenaria de Comunicação Social
Tags: fonoaudiologia; equipe multi; disfagia; comunicação; reabilitação; hugv-ufam; ebserh