Notícias
HUGV-Ufam fortalece cultura da segurança do paciente com campanha sobre boas práticas de prescrição
Trabalho desenvolvido em equipe tem objetivo de promover e padronizar estas práticas na instituição
MANAUS (AM) - Profissionais do Hospital Universitário Getúlio Vargas, da Universidade Federal do Amazonas (HUGV-Ufam) realizaram em dezembro ações com o objetivo de promover e padronizar as boas práticas de prescrição. Foram elaborados materiais educativos, vídeo e banner e realizadas visitas às áreas assistenciais, num trabalho em equipe que faz parte de uma série de iniciativas realizadas nesta área na instituição. O HUGV-Ufam é vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
A ação foi coordenada pelo Setor de Farmácia Hospitalar e pela Unidade de Farmácia Clínica e Dispensação. Houve ainda uma parceria com a Comissão de Ética do hospital. A chefe da Unidade de Farmácia Clínica e Dispensação, Sayuri Miki, disse que este tipo de campanha fortalece a cultura da segurança do paciente e ajuda a reduzir a ocorrência de erros relacionados a medicamentos. Ela deu como exemplo de boas práticas a inserção no sistema da informação completa do medicamento, incluindo dose, via de administração, frequência e duração para tratamento, por exemplo. Para os endovenosos, é necessário complementar com o volume de reconstituição, diluente e tempo de infusão. Esse conjunto promove o uso seguro do medicamento, reduz riscos e falhas na administração e diminui a possibilidade de reações e eventos adversos.
“Outro ponto importante é o cadastro correto dos medicamentos de uso contínuo do paciente, quando houver indicação de manter o tratamento durante a internação. A conciliação medicamentosa adequada previne erros como omissões, duplicidades, dosagens incorretas e até interações medicamentosas potencialmente perigosas”, acrescentou a chefe da unidade.
Segundo ela, o material informativo da campanha foi distribuído por e-mail institucional e grupos de comunicação interna. Foram realizadas visitas às clínicas e enfermarias, com o objetivo de sensibilizar as equipes sobre a importância do tema, sendo que os profissionais da farmácia atuaram na divulgação e na orientação às equipes assistenciais.
Além desta campanha, o HUGV-Ufam/Ebserh oferece capacitação durante a integração de novos residentes e internos e promove campanhas nas enfermarias sobre o uso seguro de medicamentos, divulgando o protocolo, que contemplam as etapas de prescrição, dispensação e administração. Também são desenvolvidas ações educativas diretamente com os pacientes, incentivando que participem ativamente do próprio cuidado, esclarecendo dúvidas e reforçando orientações sobre seus medicamentos.
Sayuri Miki disse que as campanhas têm mostrado impacto positivo na melhoria dos indicadores de erros de prescrição, que são monitorados mensalmente pelos profissionais da farmácia. “Observa-se maior cuidado no momento da prescrição e maior adesão às boas práticas divulgadas, contribuindo para a segurança do paciente”, avaliou.