Notícias
QUALIDADE NO ATENDIMENTO
HUGV-Ufam/Ebserh celebra Dia do Farmacêutico com ações voltadas ao uso seguro de medicamentos
Manaus (AM) - No próximo dia 20 de janeiro, celebra-se o Dia do Farmacêutico. A data faz referência à fundação da Associação Brasileira de Farmacêuticos (ABF), em 20 de janeiro de 1916, e o Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV), da Universidade Federal do Amazonas e vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), homenageia seus profissionais de Farmácia com uma ampla programação.
De acordo com a chefe do Setor de Farmácia Hospitalar do HUGV, Vívian Pereira, em um cenário no qual a segurança do paciente é prioridade máxima, os farmacêuticos da instituição desempenham um papel que vai muito além da simples dispensação de medicamentos. “Na Rede Ebserh e no HUGV, atuamos no desenvolvimento de atividades voltadas ao uso seguro e racional de medicamentos, ao abastecimento de fármacos e de todos os insumos hospitalares, com foco na qualidade, na farmacovigilância e na tecnovigilância”, explica.
Para ela, a dedicação da equipe também se alinha ao compromisso institucional do HUGV. Vívian ressalta que o escopo de atuação se estende à atenção direta ao paciente por meio de diversas frentes, como a Farmácia Clínica, com orientação e acompanhamento individualizados para otimizar os tratamentos, e a segurança do paciente e o controle de infecções, com a implementação de protocolos para minimizar riscos e eventos adversos.
A atuação inclui ainda a farmacotécnica e a manipulação, com a preparação, o fracionamento e a manipulação de medicamentos para atender às necessidades específicas dos pacientes, além da gestão de informações e intoxicações, com o fornecimento de orientações técnicas sobre medicamentos e a atuação em rede no estado e no país por meio do Centro de Informações Toxicológicas (CIATOX).
“Atuamos em toda a cadeia de suprimento: aquisição, distribuição, transporte, armazenamento, dispensação e orientação sobre medicamentos, produtos hospitalares, saneantes, órteses, próteses e materiais especiais, entre outros”, complementa a gestora.
Vívian aproveita para destacar a importância do conhecimento técnico no exercício da profissão. “No ano de 2025, foram amplamente divulgados nas redes sociais e nos meios de comunicação casos de óbitos e eventos relacionados ao uso incorreto de medicamentos, incluindo reações adversas, alguns deles com desfechos fatais. O conhecimento técnico, o manejo adequado e a busca por orientação em situações de dúvida são fundamentais para uma atuação assertiva, capaz de impactar positivamente o desfecho do paciente”, pontua.
Evento
Durante a programação do HUGV-UFAM/Ebserh em homenagem aos farmacêuticos, no dia 20 de janeiro, a partir das 8h, será exibido um vídeo sobre reações adversas a medicamentos. “Nesse contexto, temos um papel relevante na promoção do uso seguro de medicamentos. Por isso, o vídeo será exibido uma única vez, como forma de sensibilização e orientação dos profissionais. Todos serão orientados sobre temas relacionados ao uso seguro de medicamentos, ao Centro de Informações Toxicológicas e à Farmacovigilância”, finaliza a chefe do Setor de Farmácia Hospitalar do HUGV-UFAM/Ebserh.
Sobre a Ebserh
O HUGV-Ufam faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.