Notícias
ABRIL PELA SEGURANÇA DO PACIENTE
HU-Unifap promove ações educativas sobre segurança do paciente
Macapá (AP) – O dia 1° de abril é o Dia Nacional de Segurança do Paciente, e todo o mês é dedicado ao assunto. Trata-se de uma campanha nacional que visa fomentar o debate sobre a necessidade de criar e reforçar medidas voltadas à segurança do paciente, envolvendo profissionais de todos os segmentos das instituições de saúde, além de pacientes e seus familiares, acadêmicos e professores.
Neste ano, o tema da campanha é “Mais Acesso e Cuidado Integrado”, com o slogan “Qualidade em Toda a Jornada!”. A meta é debater e fortalecer estratégias que viabilizem o acesso oportuno e equitativo aos serviços de saúde, um cuidado seguro e centrado nas necessidades do paciente, garantindo a continuidade do cuidado. Como parte desse esforço, os hospitais universitários vinculados à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) estão desenvolvendo diversas ações durante o Abril pela Segurança do Paciente.
É o caso do Hospital Universitário da Universidade Federal do Amapá (HU-Unifap), vinculado à Rede Ebserh, que está promovendo palestras, blitz e mesa-redonda sobre o tema. “A Campanha ‘Abril pela Segurança do Paciente’ será, portanto, uma oportunidade estratégica para fomentar a reflexão sobre integração, corresponsabilidade e compromisso com toda a jornada do paciente, com foco na qualidade e na equidade do cuidado prestado”, destacou a chefe substituta do Setor de Gestão da Qualidade (STGQ), Ketlen Silva.
No HU-Unifap, serão realizadas ações estruturadas como “Dia D”, visando aprofundar o olhar sobre pontos críticos e estratégicos do percurso do paciente cirúrgico eletivo. Essas iniciativas dialogam diretamente com os eixos temáticos da campanha nacional, promovida pelo Ministério da Saúde.
Além da escuta e do levantamento das percepções dos pacientes, compartilhadas com todos os profissionais e setores envolvidos na jornada cirúrgica, cada “Dia D” será acompanhado por ações alusivas, educativas e lúdicas. As ações foram idealizadas pelo STGQ e pela Comissão de Segurança do Paciente (CSP), em conjunto com o Ambulatório, Clínica Cirúrgica, Centro Cirúrgico, UTI Adulto, Núcleo Interno de Regulação e demais serviços de apoio especializados. “Essas ações devem estimular o engajamento do paciente e da equipe, promovendo reflexões significativas de forma leve e acessível”, frisou a chefe do STGQ.
Ketlen explicou que a campanha nacional de Segurança do Paciente, “convida os serviços de saúde a refletirem sobre os desafios e estratégias para assegurar o acesso oportuno, o cuidado coordenado e a continuidade segura da assistência prestada”.
Participação ativa dos pacientes fortalece a segurança hospitalar
A iniciativa integra a agenda do Ministério da Saúde, que define o tema central para que os profissionais discutam a temática e atuem em ações para um sistema de saúde com mais qualidade. A meta é fortalecer o Programa Nacional de Segurança do Paciente em todos os níveis de atenção à saúde, propondo discussões acerca da melhoria e da ampliação do acesso dos usuários aos serviços. Além disso, busca-se refletir sobre estratégias de gestão para um cuidado que considera os vários aspectos e necessidades do paciente, por meio da integração das Redes de Atenção à Saúde (RAS).
Profissionais da área de gestão da qualidade e da segurança do paciente reforçam a importância da participação dos pacientes e seus familiares nas medidas adotadas. Essa colaboração pode fornecer dados importantes sobre a saúde do paciente para a equipe assistencial, auxiliando na identificação de riscos e erros e na aplicação de medidas preventivas, como, por exemplo, prevenção de quedas, lesões por pressão e incidentes relacionados à identificação do paciente.
O engajamento de pacientes e seus familiares e acompanhantes, além dos profissionais de saúde, é fundamental para a promoção do cuidado seguro. Essa orientação é respaldada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que recomenda aos serviços de saúde a adoção de estratégias e ações que estimulem a participação do paciente e de seus familiares na assistência.
A adoção dos protocolos para a segurança do paciente resulta em fatores positivos para a área da saúde. Entre eles, estão a redução da mortalidade hospitalar, o aumento da cultura de notificação e a diminuição de eventos com danos graves e óbitos. Além disso, houve a implementação de protocolos e guias de segurança, a capacitação de profissionais e a inclusão do tema nos currículos de formação em saúde.
Programação do HU-Unifap
09/04 – Dia D – Acesso ao Cuidado Cirúrgico - Acolhimento dos pacientes cirúrgicos no Ambulatório com escuta qualificada.
10/04 - Blitz educativa na Unidade de Clínica Médica e Unidade de Terapia Intensiva com os residentes sobre sumário de alta hospitalar, mediadora Dr. Laíse Viana.
15/04 – Dia D – Admissão Cirúrgica e Preparação Pré-operatória – Acolhimento do paciente cirúrgico desde a admissão até o momento pré-operatório.
17/04 - Blitz educativa com os pacientes do Ambulatório, Unidade de Clínica Médica, Unidade de Terapia Intensiva e Unidade de Clínica Cirúrgica. Ação educativa do tipo sala de espera com distribuição de Folders na UAMB e Looby, disponibilização de vídeo na recepção do Looby e UAMB sobre a campanha no dia mencionando.
22/04 - Blitz transição do cuidado na Unidade de Clínica Médica, Unidade de Terapia Intensiva e Unidade de Clínica Cirúrgica, simulação de admissão de paciente com a correta condução do preenchimento dos formulários de transição do cuidado.
23/04 – Debate sobre o tema proposto pela Administração Central da Ebserh e pelo Ministério da Saúde, com mesas redondas:
- 8h15min - Sessão Solene de encerramento da campanha
- 8h30min - Mesa redonda 1 - Acesso Seguro e Equidade
- 9h30min - Mesa redonda 2 - Tecnologia em Saúde
- 10h30min - Mesa redonda 3 - Cuidado Integrado
24/04 – Dia D – Bloco Cirúrgico – Acolhimento do paciente cirúrgico no bloco operatório, com escuta qualificada.
28/04 – Dia D - Transição do Cuidado Intra-hospitalar e continuidade pós-alta – Ação de acompanhamento sobre a percepção dos pacientes durante a transição do cuidado.
Sobre a Ebserh
O HU-Unifap faz parte da Rede Ebserh desde 2022. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Neurizete Duarte, com revisão de Andreia Pires
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh
Categoria Saúde e Vigilância Sanitária