Notícias
CONECTIVIDADE
HU-Unifap implanta internet gratuita para pacientes, acompanhantes e colaboradores
Macapá (AP) - Ficar internado ou acompanhar alguém no hospital pode ser solitário. Pensando nisso, o Hospital Universitário da Universidade Federal do Amapá (HU-Unifap), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), passou a oferecer acesso gratuito à internet para pacientes, acompanhantes e profissionais da instituição. A iniciativa reforça o compromisso com a humanização do atendimento e garante o direito à conectividade.
Desde o fim de maio, a rede Wi-Fi está habilitada em cerca de 80% dos ambientes, com sinal liberado nas clínicas médica e cirúrgica, nas recepções e na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A previsão, segundo a equipe técnica, é expandir o serviço para as demais áreas do HU.
“Com essa iniciativa, estamos fortalecendo o cuidado centrado no paciente, permitindo que ele mantenha contato com familiares e tenha acesso à informação durante a permanência no hospital. Os acompanhantes e trabalhadores também são beneficiados”, afirmou Elvis Araújo, chefe do Setor de Tecnologia da Informação e Saúde Digital (Setisd) do HU-Unifap.
A rede foi estruturada com o apoio de fornecedores especializados, em conjunto com a Diretoria de Tecnologia da Informação da Ebserh. Mais de 150 dispositivos foram instalados em pontos estratégicos para garantir cobertura eficiente, velocidade e segurança nos acessos. A configuração também respeita o Marco Civil da Internet, que determina a identificação de quem acessa a rede por meio do HU.
Como funciona o acesso
A liberação de acesso para acompanhantes e pacientes é feita mediante a entrega de um voucher de 24 horas na recepção, renovável conforme necessidade. Já os trabalhadores, residentes e estudantes da instituição podem se conectar à rede “Eduroam”, utilizando login e senha dos sistemas institucionais. O hospital também integrou o sistema à base de cadastro de acompanhantes, o que facilita o controle e a rastreabilidade dos acessos.
“Nosso objetivo foi viabilizar um serviço seguro e funcional, alinhado ao que é praticado nas principais instituições de ensino e saúde do país. Notamos inclusive uma redução nas solicitações de suporte técnico relacionadas à rede sem fio, o que demonstra o sucesso da implantação”, avaliou Dionatam Alves, chefe da Unidade de Infraestrutura, Suporte e Segurança de Tecnologia da Informação (UISTI).
A medida reforça o cumprimento da Lei nº 14.198/2021, que garante a pacientes internados o direito à realização de videochamadas com familiares, especialmente nos casos em que visitas são restritas. Também contribui com o Programa de Humanização do hospital, que no último ano adquiriu tablets para facilitar a comunicação dos pacientes com amigos e familiares.
Sobre a Ebserh
O HU-Unifap faz parte da Rede Ebserh desde 2022. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por George Miranda
Unidade de Imprensa e Informação Estratégica para as regiões Norte e Nordeste
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh