Notícias
DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL
HU-Unifap apresenta os resultados do PDE 2024-2028
Macapá (AP) – No dia 10 de dezembro, o Hospital Universitário da Universidade Federal do Amapá (HU-Unifap), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), apresentou os resultados do Plano Diretor Estratégico (PDE) 2024-2028 para os colaboradores Ebserh. O PDE tem por objetivo orientar as ações do hospital para oferecer à comunidade um serviço de saúde de maior qualidade, alinhado às suas necessidades reais e às características da população atendida.
O PDE busca também integrar Ensino e Pesquisa como pilares fundamentais para a inovação e a melhoria contínua dos processos assistenciais, promovendo a formação de profissionais qualificados e incentivando a produção de conhecimento científico.
De acordo com a chefe do Setor de Governança e Estratégia, Maria De Lourdes Nunes, ao final do ciclo 2024/2028, espera-se alcançar uma prestação de serviços significativamente aprimorada à comunidade, abrangendo as áreas de saúde, ensino, pesquisa e inovação. “A meta é oferecer um atendimento mais eficiente, humano e qualificado, ao mesmo tempo em que se fortalece o ambiente acadêmico e científico, disse. E complementa: “Esse avanço também contempla os funcionários do HU–Unifap, reconhecidos como fundamentais para a concretização desses objetivos e para a construção de uma instituição cada vez mais integrada com o SUS”.
Na apresentação, destacou-se os resultados alcançados por cada projeto, evidenciando de forma transparente para toda a comunidade hospitalar o impacto e a relevância das ações desenvolvidas. Esses resultados demonstraram, por meio de dados e evidências concretas, a efetividade das iniciativas e a contribuição de cada projeto para a melhoria contínua dos processos assistenciais, de ensino e de pesquisa.
Projetos prioritários
Maria De Lourdes afirma que durante as oficinas realizadas para identificar os macroproblemas, foram levantadas as necessidades mais urgentes do hospital. A partir dessa avaliação, elaboraram-se projetos voltados a enfrentar essas demandas prioritárias, buscando alinhar as ações às necessidades dos usuários do SUS, da comunidade acadêmica e dos funcionários do HU–Unifap. “Esse processo colaborativo permitiu direcionar esforços de forma mais estratégica, garantindo que as soluções propostas fossem pertinentes, viáveis e integradas às realidades assistenciais, acadêmicas e institucionais”, frisou.
O plano tem sete projetos prioritários, são eles: Implementação de Linhas de cuidado, Implementação de programas de residência Multiprofissional, Fortalecimento de Infraestrutura de Pesquisa, Implementação de ações de Sustentabilidade Ambiental,
Projeto de Implementação do Plano Anual de Atividades Institucionais, Soluções para o Equilíbrio Orçamentário e Financeiro e o Plano de Desenvolvimento das Ações Educativas.
Projeto do Centro de Pesquisa Clínica
O projeto de Fortalecimento de Infraestrutura de Pesquisa, funciona por meio da estruturação física, tecnológica e organizacional do Centro de Pesquisa Clínica (CPC) do HU-Unifap. Isso inclui a melhoria dos laboratórios, aquisição de equipamentos, padronização de documentos, criação de fluxos operacionais, qualificação da equipe, ampliação de parcerias e organização de processos para garantir a condução ética, segura e eficiente dos estudos clínicos.
Segundo a enfermeira da Gerência de Ensino e Pesquisa, Luana Silva, o objetivo principal do projeto é disponibilizar infraestrutura adequada para a realização de pesquisas no hospital. “Isso cria condições favoráveis para o desenvolvimento científico e incentivando a produção de conhecimento alinhada às necessidades da saúde pública e à missão institucional do HU-Unifap”, ressaltou.
O projeto contribui para fortalecer a integração entre ensino, pesquisa e assistência, ampliar a infraestrutura física e tecnológica disponível para estudos, promover a qualificação de profissionais de saúde, organizar e padronizar processos que aumentam a qualidade dos dados, consolidar o HU-UNIFAP como espaço de formação técnico-científica e inovação, possibilitar participação em estudos multicêntricos, ampliando o acesso acadêmico à pesquisa de ponta.
“Essas ações criam um ambiente mais robusto e profissionalizado, favorecendo o aprendizado prático, a produção científica e a formação de novos pesquisadores”, finalizou Luana.
Sobre a Ebserh
O HU-Unifap faz parte da Rede Ebserh desde 2022. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Reportagem: Neurizete Duarte
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh