Notícias
CUIDADO
HU-UFRR apoia campanha Setembro Vermelho para conscientização sobre a saúde do coração
Boa Vista (RR) - Muitas doenças cardiovasculares poderiam ser evitadas ou adiadas com cuidados preventivos e medidas terapêuticas. Para reforçar esse alerta, o Hospital Universitário da Universidade Federal de Roraima (HU-UFRR), gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), apoia a campanha Setembro Vermelho, mês dedicado à conscientização sobre a saúde do coração.
As doenças cardiovasculares são enfermidades que afetam o coração e os vasos sanguíneos, sendo as principais: doença arterial coronariana (nas artérias que levam sangue para o coração); doenças cerebrovasculares; arritmias; dislipidemia (aumento do colesterol e triglicérides); hipertensão arterial (pressão alta); e insuficiência cardíaca (coração fraco). A maioria é silenciosa.
Especialistas alertam para a importância de reduzir sal, açúcar e gorduras; priorizar alimentos naturais e evitar os industrializados; parar de fumar; controlar o peso; e praticar atividade física regularmente.
De acordo com a médica cardiologista Glauciene Ferreira de Souza Xavier, do HU-UFRR, os eventos cardiovasculares são a primeira causa de morte no mundo, vitimando mais do que o câncer e do que a covid durante a pandemia. “Vivemos uma epidemia silenciosa, sem que as pessoas tenham consciência disso. Como essas doenças não causam sintomas, a população relaxa no cuidado, já que não sente nada e acha que não precisa tomar remédio todos os dias”, alertou.
A recomendação é manter um acompanhamento regular com um profissional. “O médico da rede de Atenção Básica deve ser plenamente capaz de fazer esse cuidado. Então procure hoje mesmo o posto de saúde mais próximo da sua casa. Cuide-se, faça um exercício físico - a caminhada regular já é suficiente -, faça mudanças no seu dia a dia para se alimentar melhor e dormir melhor”, indicou.
Sobre a Ebserh
O HU-UFRR faz parte da Rede Ebserh desde 2024. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Redação: Danielle Morais e Vanessa Vieira
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh