Notícias
SEGURANÇA
Hospital Universitário da UFRR promove ações pelo Dia Mundial da Segurança do Paciente
Boa Vista (RR) – O Hospital Universitário da Universidade Federal de Roraima, vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizará até 19 de setembro uma programação especial dedicada ao Dia Mundial da Segurança do Paciente, celebrado em 17 de setembro. A iniciativa busca estimular reflexões, troca de experiências e disseminação de boas práticas voltadas à qualidade da assistência em saúde no SUS.
O Dia Mundial da Segurança do Paciente, instituído em 2019 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), é uma oportunidade para conscientizar a população, promover a colaboração entre as partes interessadas e mobilizar ações globais para melhorar a segurança do paciente.
Reforçando essa abordagem, o HU-UFRR organizou uma agenda para pacientes e profissionais de saúde, que contará com ações educativas, rodas de conversa e palestras voltadas à reflexão e ao fortalecimento dos protocolos institucionais de segurança. São eles: identificação correta do paciente; comunicação efetiva entre os profissionais; segurança na prescrição, uso e administração de medicamentos; cirurgia segura; higienização das mãos e prevenção de infecções; e prevenção de quedas e lesões por pressão.
Para Alessandra Amintas da Silva, chefe do Setor de Gestão da Qualidade do HU-UFRR, a Semana de Segurança do Paciente da unidade é mais do que uma data simbólica. “Trata-se de um momento estratégico para reforçarmos o nosso compromisso com a qualidade do cuidado e a segurança. Todos temos um papel essencial na promoção de um cuidado seguro, ético e humanizado, para que erros evitáveis possam ser prevenidos, e isso depende do comprometimento de cada colaborador em seguir protocolos, comunicar riscos, notificar eventos adversos e buscar sempre a melhoria contínua”, afirmou.
Confira a programação completa:

Sobre a Ebserh
O HU-UFRR é faz parte da Rede Ebserh desde 2024. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Elizabeth Souza e Vanessa Vieira
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh