Notícias
SAÚDE MENTAL
Hospital Universitário da UFRR marca Janeiro Branco com palestra sobre planejamento
Boa Vista (RR) - O ano começa com a campanha Janeiro Branco, destinada a conscientizar sobre a necessidade de colocar a saúde mental como prioridade e considerar o cuidado com a mente como um compromisso coletivo. O assunto é destaque no HU-UFRR, que promove este mês o projeto “Planejar a vida é uma estratégia de autocuidado diário; é uma decisão”. O Hospital Universitário da UFRR é vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
Segundo a enfermeira de Saúde do trabalhador, Juliana Santolia, haverá uma palestra sobre planejamento, que é uma ação importante, pois a saúde mental dos trabalhadores está diretamente relacionada à qualidade da assistência, à segurança do paciente e à sustentabilidade do cuidado em saúde. “A campanha está em andamento, ao longo do mês várias mensagens estão sendo enviadas para os e-mails dos empregados do HU-UFRR e a culminância será a palestra e o café com prosa, que acontece dia 20, no estacionamento do hospital, das 7h30 às 9h”, informou.
O tema do Janeiro Branco deste ano é “paz, equilíbrio e saúde mental”, que traz os pilares do bem-estar, destacando a importância de buscar harmonia e equilíbrio entre as áreas emocional, físico e social.
Profissionais que atuam na área de saúde mental afirmam que o tema deve ser debatido durante todo o ano, mas a campanha do Janeiro Branco traz a oportunidade de destacar esse debate e reforçar a necessidade de promoção da saúde mental e do cuidado coletivo. O olhar atento e acolhedor pode ajudar a identificar as condições de saúde mental, os gatilhos disparadores do adoecimento e os recursos pessoais disponíveis para enfrentar eventuais crises.
Considera-se saúde mental, a condição de bem-estar e equilíbrio emocional, na qual a pessoa reconhece suas habilidades, lida de forma saudável com o estresse, tendo preservadas as suas funções cognitivas e a sua capacidade de tomar decisões. Já a saúde
emocional está relacionada à capacidade pessoal de identificar e lidar com as suas emoções, influenciando o comportamento e a saúde física
Como a questão da saúde mental e emocional envolve o autocuidado e a ajuda mútua, é importante prestar atenção a sinais que colegas possam estar apresentando, é o que explica a psicóloga Organizacional e do Trabalho do HU-UFRR, Laurice Rêgo, “irritabilidade, insônia ou hipersonia, taquicardia, ansiedade, estresse, procrastinação, dermatite, são alguns sintomas frequentes”, disse.
Segundo ela, ao identificar estes sinais, é importante abrir um espaço de diálogo, sem fazer comparações ou julgamentos e incentivar a busca por ajuda profissional especializada.
Projeto Acolhe
Além dos profissionais que atuam na equipe multidisciplinar, oferecendo suporte para pacientes e familiares nas áreas de acolhimento e assistência, no HU-UFRR há os psicólogos e demais profissionais que atuam na área organizacional, sendo que uma das iniciativas é o projeto Acolhe Ebserh. O objetivo é promover a saúde mental e o bem-estar de seus trabalhadores, oferecendo escuta, acolhimento psicológico e apoio para reduzir o estresse, integrar equipes e auxiliar na reinserção e adaptação profissional, visando um ambiente de trabalho mais seguro e saudável, com ações de cuidado para quem cuida.
O projeto atende empregados e demais colaboradores do HU-UFRR, por meio de demanda espontânea. Cada profissional, que trabalha no hospital, tem direito a oito consultas/acolhimentos anuais. É importante ressaltar que os atendimentos podem tratar de assuntos de trabalho ou familiares e são mantidos sob sigilo.
Sobre a Ebserh
O Hospital Universitário da Universidade Federal de Roraima (HU-UFRR) faz parte da Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Rede Ebserh) desde 2024. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem
pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Sinval Paulino e Adna Neves, com revisão de Andreia Pires
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh