Notícias
NOVAS PERPECTIVAS
Primeiro encontro do “Diálogos em Rede do HDT” é realizado com sucesso
Araguaína (TO) – O Hospital de Doenças Tropicais (HDT) da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), promoveu, nesta quinta-feira (6), o primeiro encontro “Diálogos em Rede do HDT”. O evento, que teve como tema “Integridade e Inovação: novas perspectivas em Auditoria, Corregedoria e Controle Interno”, foi realizado na sala de videoconferência do hospital.
Para o corregedor-geral, Reonauto Júnior, ao reunir diferentes áreas e profissionais para conversar sobre integridade, o evento estimula o diálogo e a troca de experiências, o que facilita a identificação de riscos e problemas antes que eles aconteçam, favorecendo uma atuação preventiva, e não apenas corretiva.
“A Corregedoria, que tem entre suas funções orientar e apurar possíveis irregularidades, ganha com isso um ambiente mais colaborativo. Quando todos conhecem melhor as regras, os valores e as boas práticas de conduta, torna-se mais fácil evitar erros, fortalecer a confiança interna e garantir um serviço público mais justo e eficiente para a população”, frisou Reonauto.
O encontro teve como objetivo promover a integração e o compartilhamento de experiências entre as áreas de Auditoria, Corregedoria e Controle Interno da Rede Ebserh, fortalecendo a cultura de integridade, transparência e governança.
Para a auditora adjunta da Ebserh, Ludinaura Regina dos Santos, o evento representa um espaço importante de discussão. “O “Diálogos em Rede” contribui para aprimorar o controle e a governança nos HUS na Rede ao se configurar como uma atividade de aproximação e debate que apresenta a atuação da Auditoria Interna e dos demais atores da Integridade, considerando o propósito da EBSERH nas áreas de saúde e educação, de modo a agregar valor à gestão”, destacou.
De acordo com a auditora-chefe do HDT e coordenadora do evento, Laíse Coelho, a iniciativa reforça o compromisso do hospital com a melhoria contínua dos processos de gestão e com a consolidação de boas práticas institucionais.
“A integridade é o que garante uma gestão ética, transparente e responsável, fortalecendo a confiança da sociedade e o compromisso de cada servidor com o bem público. Já a inovação nos impulsiona a buscar novas formas de fazer melhor — seja aprimorando processos, adotando tecnologias ou melhorando o cuidado com o paciente. Quando unimos esses dois princípios, conseguimos uma gestão mais eficiente e um atendimento com mais qualidade e humanidade”, pontuou Laíse.
O superintendente do HDT, Missael Araújo de Lima também participou do evento, destacando a importância da cooperação entre os setores para aprimorar a qualidade dos serviços prestados à população. “Eventos como este são extremamente importantes para o hospital, pois promovem um espaço de diálogo, fortalecem o entendimento sobre os processos de integridade e governança e estimulam uma atuação mais integrada entre o hospital e a Rede Ebserh. Essa aproximação contribui diretamente para uma gestão mais colaborativa, transparente e voltada à melhoria contínua dos serviços oferecidos à sociedade”, afirmou.
Programação
A programação iniciou com a palestra “Auditoria Interna e Polícias Públicas: Dialogando com o Contexto Ebserh”, ministrada pela auditora adjunta da Ebserh, Ludinaura Regina dos Santos. Em seguida, Reonauto Júnior apresentou o tema “O papel da Corregedoria na Rede Ebserh”. Logo após, a chefe do Setor de Governança e Estratégia, Alliny Kassia da Silva, abordou sobre o papel do SEGOV no âmbito da Rede Ebserh.
Dando continuidade, o advogado da Unidade Jurídica Trabalhista Regional 1, Josean Pereira de Sousa, ministrou a palestra “Responsabilidade e integridade na gestão pública: o olhar jurídico sobre os mecanismos de controle”. Na sequência, a chefe da Divisão de Gestão do Cuidado e Apoio Diagnóstico e Terapêutico, Rossine Ambrosio Alves, apresentou “Auditoria Inteligente: inovação como pilar da integridade institucional”. O evento foi encerrado com uma rodada de perguntas e debates entre os participantes.
Sobre a Ebserh
O HDT faz parte da Rede Ebserh desde 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Danielle Morais
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh