Notícias
EPIDEMIOLOGIA
HDT-UFNT fortalece o acesso à saúde com serviços voltados à população indígena
O Dia Nacional dos Povos Indígenas, celebrado em 7 de fevereiro, é uma data estratégica para destacar a importância do acesso à saúde de forma respeitosa e inclusiva. Como parte desse compromisso, o Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Norte do Tocantins (HDT-UFNT), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), atende pacientes indígenas de diferentes territórios.
A atuação cumpre um papel essencial na rede regional de atenção à saúde, conforme destaca a enfermeira e chefe da Unidade de Ambulatório da instituição, Raquel Andrade. “O HDT tem um papel fundamental ao oferecer atendimento de média e alta complexidade a pacientes indígenas, garantindo acesso a serviços especializados que não estão disponíveis nas aldeias. Nosso foco é prestar um cuidado técnico, humanizado e culturalmente respeitoso, contribuindo para reduzir desigualdades e fortalecer a rede regional de atenção à saúde indígena”, pontua.
Além dos atendimentos realizados no próprio hospital, o HDT-UFNT desenvolve outras iniciativas voltadas à assistência diretamente nos territórios indígenas. “Os mutirões e atendimentos nas aldeias ampliam a prevenção, o diagnóstico precoce e o acompanhamento contínuo, sempre respeitando as especificidades culturais de cada povo. Essas ações reforçam nosso compromisso com uma atenção mais equânime e inserida no território. As principais patologias diagnosticadas nessa população incluem desnutrição, erisipela, diabetes, hanseníase, verminoses, vulvovaginites, infecções respiratórias, infecções sexualmente transmissíveis, além de complicações clínicas dermatológicas”, informa Raquel.
Segundo a enfermeira, o cuidado com a população indígena exige não apenas capacidade técnica, mas também sensibilidade cultural. “Nosso compromisso no HDT é oferecer uma assistência que acolhe, respeita e considera as particularidades de cada povo, fortalecendo a confiança e garantindo que o acesso à saúde ocorra de forma digna e inclusiva”, reforça.
Os atendimentos aos povos indígenas beneficiam não apenas essa população, mas também contribuem para a formação de estudantes de graduação e residentes. “O contato com a saúde indígena amplia a visão dos futuros profissionais sobre a diversidade cultural. Avançar nessa pauta significa reduzir desigualdades e promover saúde de maneira verdadeiramente integral”, conclui Raquel.
Sobre a Ebserh
O Hospital de Doenças Tropicais (HDT) faz parte da Rede Ebserh desde 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Andreza Azevedo