Notícias
PIC e PIT
HDT promove Mostra de Iniciação Científica e Tecnológica com destaque para pesquisas inovadoras
Araguaína (TO)- Entre os dias 20 e 21 de agosto, o Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT), integrante da Rede Ebserh, realizou a 3ª Mostra de Iniciação Científica e a 2ª Mostra de Iniciação Tecnológica. O evento apresentou as pesquisas do ciclo 2024/2025 referentes aos Programas de Iniciação Científica (PIC) e Iniciação Tecnológica (PIT), viabilizados por meio da parceria entre a Ebserh e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Os três melhores trabalhos de cada programa receberam menção honrosa.
A Mostra reuniu docentes e discentes da Universidade Federal do Tocantins (UFT), bolsistas e colaboradores do hospital. A chefe do Setor de Gestão da Pesquisa e da Inovação Tecnológica em Saúde do HDT-UFT, Patrícia Mendonça, ressaltou a importância do evento. “Ele proporciona um espaço de interação e troca de conhecimentos entre estudantes, pesquisadores e profissionais da saúde, incentivando a iniciação científica e tecnológica, promovendo a divulgação de pesquisas e fortalecendo a colaboração interdisciplinar para o avanço científico e tecnológico no HU”, destaca.
O primeiro dia da Mostra ocorreu no formato on-line, com apresentação dos resultados das pesquisas pelos alunos. No segundo dia, houve a cerimônia de encerramento, que contou com uma mesa de abertura composta pelo superintendente do HDT, Missael Araújo de Lima; a gerente de Atenção à Saúde, Andrielly Gomes; a gerente de Ensino e Pesquisa, Danielle Barros; e o gerente de Administração, Pedro Alves. Também foi ministrada a palestra magna “Zoonoses parasitárias negligenciadas: o desafio das parasitoses na saúde pública”, pela professora Helciléia Dias Santos.
O ciclo 2024/2025 contou com a participação de 12 projetos do PIC e 6 do PIT. Os três primeiros colocados de cada programa receberam certificado de menção honrosa:
PIC – Programa de Iniciação Científica
🏅 1º Lugar: O impacto da palhaçoterapia nos profissionais de saúde atuantes no Hospital de Doenças Tropicais HDT-UFT de Araguaína – Tocantins- Anna Carollinna Garcia Machado;
🥈 2º Lugar: Dor crônica no Hospital de Doenças Tropicais (HDT-UFT) em Araguaína-TO: perfil clínico-epidemiológico dos pacientes atendidos em 2018-2024- Pedro Rafael Bezerra Macedo;
🥉 3º Lugar: Análise do perfil epidemiológico de sinais de transtorno de pânico entre os profissionais da saúde em um Hospital Universitário- Giovana Bordi Primo.
PIT – Programa de Iniciação Tecnológica
🏅 1º Lugar: Uso da impressora 3D como recurso para produção de dispositivos e tecnologia assistida – órteses e próteses – na reabilitação de pacientes com hanseníase atendidos no HDT-UFT- Arthur Pedrosa Cavalcante;
🥈 2º Lugar: Aplicação de sala de situação e vigilância em saúde para o agravo de leishmaniose no HDT-UFT- Stefani Morais Vieira;
🥉 3º Lugar: Ficha de atendimento ao paciente com dor crônica atendido em um Hospital Universitário do Norte do Brasil- Beatriz Coutinho Cavalcante.
Experiências enriquecedoras
Anna Carollinna Garcia Machado, estudante do oitavo período de Medicina e vencedora do PIC, destacou que participar do projeto foi a experiência mais desafiadora e enriquecedora da sua formação “Ser parte desse projeto me transformou como estudante e como futura profissional de saúde, promoveu a humanização do cuidado e do cuidador e me permitiu me apaixonar ainda mais pela medicina”, comenta.
Arthur Pedrosa Cavalcante, estudante do sexto período de Medicina e vencedor do PIT, desenvolveu pesquisa voltada à reabilitação de pacientes com hanseníase por meio da produção de órteses e próteses com impressora 3D. Ele reforça que "participar deste projeto foi uma das experiências mais marcantes que já vivi na minha formação. Senti uma alegria imensa em cada etapa, principalmente ao perceber meu crescimento pessoal. Precisei me expor, abordar pessoas e encontrar soluções, o que me fez sair da zona de conforto. Percebi o quanto isso fortaleceu minha comunicação e minha forma de lidar com desafios. Projetos assim mostram que ser médico vai muito além da teoria. Sou muito grato por ter vivido essa oportunidade única".
Inovação para a sociedade
Para a gestora Patrícia Mendonça, a Mostra é uma oportunidade essencial para formar profissionais mais completos, criativos e preparados para os desafios da ciência, da saúde e da tecnologia. “Esse processo possibilita o contato direto com a pesquisa, estimulando o pensamento crítico, a autonomia intelectual e a capacidade de resolução de problemas”, destacou.
Ela acrescentou que outro aspecto relevante é a conexão da pesquisa com a prática profissional. “A vivência em pesquisa aproxima os alunos da realidade prática da sua futura profissão e amplia a visão sobre a importância da inovação para a sociedade”, concluiu.
Sobre a Ebserh
O HDT-UFT faz parte da Rede Ebserh desde 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Danielle Morais