Notícias
SEGURANÇA
HDT empossa nova gestão da CIPA para 2026
Araguaína (TO)- O Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Norte do Tocantins (HDT-UFNT), gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizou, nesta quinta-feira (19), a posse dos membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio (CIPA)- gestão 2026. A solenidade ocorreu no auditório do hospital e reuniu gestores e profissionais da instituição.
Instituída pela lei nº 13.174, de 2011, a CIPA atua em conformidade com o estabelecido pela Norma Regulamentadora nº 5 (NR-5) e tem como objetivo prevenir acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, promovendo a saúde e a segurança e contribuindo para um ambiente laboral mais seguro.
Além disso, a Comissão é responsável por desenvolver ações e eventos voltados à promoção da saúde e da segurança no ambiente de trabalho. Conforme atualização instituída por portaria do Ministério do Trabalho, publicada em 20 de dezembro de 2022, as atribuições da CIPA passaram a incluir temas relacionados à prevenção e ao combate ao assédio sexual e a outras formas de violência no ambiente laboral.
A Comissão contará com cinco membros titulares e dois suplentes eleitos pelos empregados da Ebserh, que representarão os trabalhadores, além de cinco titulares e dois suplentes indicados pela instituição. O mandato terá duração de um ano, a partir da data da posse. O processo de escolha dos membros ocorreu por meio de eleição iniciada no final de 2025.
Representando a Superintendência, Diane Vieira de Souza Fortaleza ressaltou o papel estratégico da CIPA no HDT, por atuar diretamente na promoção da saúde, da segurança e do bem-estar dos trabalhadores. “Em um hospital, onde os riscos ocupacionais são diversos, os cipeiros contribuem para a prevenção de acidentes, a redução de afastamentos e o fortalecimento de uma cultura institucional voltada ao cuidado com as pessoas. Seu trabalho reflete não apenas na proteção dos empregados, mas também na melhoria do ambiente organizacional e, consequentemente, na qualidade da assistência prestada à população', reforçou.
O presidente da Comissão, Eduardo Miranda Soares, assume a gestão com o compromisso de fortalecer a cultura de prevenção no hospital. “Como presidente, pretendo conduzir uma gestão mais próxima dos empregados, com atuação mais presente e rotineira, campanhas mais direcionadas à realidade de cada área do hospital e maior integração entre as comissões, para que possamos realizar ações de forma mais coordenada”, afirmou.
Também estiveram presentes na mesa de abertura os representantes das gerências de Atenção à Saúde, Danilo da Silva dos Santos; de Ensino e Pesquisa, Roberta Kelly Ferreira; de Administração, Jannine Castelo Branco Gomes; e o chefe da Unidade de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho, Maicon Lúcio dos Santos Fiaes.
No mesmo dia, os membros eleitos pelos empregados da Ebserh realizaram a votação para a escolha do vice-presidente da CIPA. Na ocasião, foi eleito o enfermeiro Ismael Alves Dantas, que passa a compor a diretoria da Comissão na gestão 2026, contribuindo para o fortalecimento das ações de prevenção, promoção da saúde e segurança no trabalho no HDT.
Confira a portaria oficial AQUI.
TITULARES ELEITOS:
Ismael Dantas
Osmarina Mendes
André Pimental
Jorlene Costa
Roberta Ferreira
SUPLENTES ELEITOS:
Marcos Batista
Marcos Costa
TITULARES INDICADOS:
Eduardo Soares
Jordean Batista
Dalaene Santos
Nadia Oliveira
Luiz Gonzaga Neto
SUPLENTES INDICADOS:
Vandeilton Sousa
Rildomar Carlos Mourão
Sobre a Ebserh
O Hospital de Doenças Tropicais (HDT-UFNT) faz parte da Rede Ebserh desde 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Danielle Morais
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh