Notícias
Dia E
HDT divulga balanço do Dia E com 147 atendimentos realizados pelo SUS
O Hospital de Doenças Tropicais (HDT-UFNT) apresentou o balanço do Dia E, realizado no último sábado (13), com a realização de 147 atendimentos e procedimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), em Araguaína. A ação integrou o projeto Ebserh em Ação, alinhado ao programa Agora Tem Especialistas do Governo Federal, com o objetivo de reduzir filas e ampliar o acesso da população a serviços especializados em um único dia de mobilização.
Balanço dos atendimentos
No HDT foram realizadas 85 consultas com especialistas, 9 ultrassonografias, 16 ecocardiogramas, nove eletrocardiogramas, uma ressonância magnética, 15 tomografias computadorizadas, seis cirurgias e seis análises clínicas. A iniciativa contou com a atuação integrada de 65 profissionais. Os atendimentos seguiram a ordem de agendamento e foram destinados exclusivamente a usuários encaminhados pela regulação estadual e pela regulação interna do HDT, sem oferta para demanda espontânea.
Segundo o superintendente do HDT, Missael Araújo, o Dia E foi um sucesso. “O Dia E foi um sucesso no HDT, com equipes mobilizadas, fluxos assistenciais organizados e resultados efetivos para a população que aguardava por atendimentos especializados, reforçando o compromisso do hospital com a ampliação do acesso ao SUS”, disse.
Impacto para os pacientes
Entre os pacientes atendidos durante o mutirão, está Agenor Araújo, que aguardava há cerca de um ano por uma cirurgia. Morador do município de Filadélfia, no norte do Tocantins, ele esteve acompanhado da esposa, Rosilda Martins do Santos Silva. “Ele estava sentindo muita dor, sempre víamos fazer as consultas e os exames e estamos muito felizes por esse momento ter chegado de fazer a cirurgia”, disse Rosilda Martins do Santos Silva.
O mutirão também atendeu pacientes indígenas. Edilson Krahô, do município de Itacajá, acompanhou mais de dez indígenas na ação. “É muito importante esse mutirão, pois ajuda muito a saúde indígena do estado do Tocantins. Estamos satisfeitos por termos sido atendidos aqui no HDT para consultas com ortopedista”, disse Edilson.
Mobilização nacional
Essa foi a terceira edição do Dia E, mutirão nacional realizado em 2025 pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, em parceria com os ministérios da Educação e da Saúde. Somadas as edições do ano, já são mais de 100 mil procedimentos realizados nos hospitais da Rede Ebserh.
O superintendente estadual do Ministério da Saúde no Tocantins, Relmivam Rodrigues Milhomem, ressalta que a ação amplia o acesso aos serviços especializados no estado. “É uma satisfação vir ao HDT. O Tocantins recebe mais essa ação do governo federal, que tem o objetivo de diminuir as filas, ampliar o atendimento do SUS e dar oportunidade para quem precisa de atendimento especializado”, disse.
Para o prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues, a ação tem relevância nacional e impacto direto no Tocantins. “É uma ação extremamente importante para o país e, no Tocantins, pela dimensão da demanda e da necessidade de acesso à saúde. Aqui vemos a qualificação da equipe técnica da Ebserh e o profissionalismo no atendimento”, disse.
Sobre a Ebserh
O HDT faz parte da Rede Ebserh desde 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Rafael Chaves